Você sabe, afinal, quais são os 'sete mares'?

Você sabe, afinal, quais são os 'sete mares'?

Último Vídeo

Com certeza você já deve ter ouvido a expressão "navegando pelos sete mares", mas você sabe quais são esses tais mares? A frase, que possui um sentido figurado atualmente, tem diferentes significados que dependem dos povos que a falam e do momento histórico.

Antes de tudo é preciso lembrar que o número sete é, historicamente, culturalmente e até religiosamente um número da "sorte". Tanto que diversas histórias ou denominações ao longo dos tempos recebem esse número: sete maravilhas do mundo, sete eras do homem, sete pecados capitais e por aí vai. 

Mares antigos

Para os persas, os sete mares são um conjunto de corrégos que formavam o rio Oxus, um dos rios mais compridos da Ásia. Já os romanos antigos usavam o termo septo maria (sete mares em latim) para se referir a um grupo de lagoas de água salgada.

Os sete mares dos fenícios eram, na verdade, todos partes do Mar Mediterrâneo (Baleares, Ligúria, Tirreno, Egeu, Adriático, Alboran e Jônico). Ainda tinham os árabes, que definiam como aqueles mares que faziam parte das rotas comerciais do Oriente. 

Acha que para por aí? Está enganado! Os sete mares ainda possuem uma definição medieval, que foi criada pelos gregos e romanos. Nesse período, os mares eram: Adriático, Negro, Mediterrâneo, Pérsico, Cáspio, Vermelho e o da Arábia.

Por fim, mas não menos importante, temos a definição da Era das Descobertas (compreendida entre 1450 e 1650). Nessa fase, os navegantes denomiram como os sete mares o: Oceano Ártico, Oceano Atlântico, Oceano Índico, Oceano Pacífico, Mar Mediterrâneo, Mar do Caribe e Golfo do México.

aFonte: Designua/Shutterstock

Os sete mares modernos

Apesar de o termo ser figurativo, a lista atual dos "verdadeiros" sete mares é a mais aceita por geógrafos pelo mundo. Veja: 

  • Oceano Atlântico Norte;
  • Oceano Atlântico Sul;
  • Oceano Pacífico Norte;
  • Oceano Pacífico Sul;
  • Oceano Ártico;
  • Oceano Antártico;
  • Oceano Índico.
Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.