Ciência
15/08/2022 às 12:00•2 min de leitura
Quem está prestes a escolher a carreira que vai seguir e por qual curso universitário vai optar costuma ter muita dúvida. Afinal, esta é uma decisão difícil, pois é preciso ponderar muitas coisas: quais são os seus próprios gostos, as ambições para o futuro, o mercado de trabalho de cada profissão, etc.
Os conhecidos testes vocacionais prometer ajudar os estudantes com estas decisões. Para facilitar a vida de muitos, hoje há vários destes testes que estão disponíveis online. Neste texto, trazemos 8 testes prontos para você fazer.
(Fonte: Brazil Journal)
O site Descomplica traz um teste vocacional bem completo e com uma metodologia interessante. Você primeiro responde perguntas que ajudam a montar o seu perfil. Após esta primeira fase, o estudante escolhe palavras que mais o representam, o que o levará para as suas opções de carreira, em primeira e segunda opções.
(Fonte: Que Curso)
A plataforma Que Curso traz um teste vocacional criado por psicólogos. Segundo o site, ele foi gerado a partir de entrevistas com profissionais que estão satisfeitos em suas carreiras. Após isso, essas informações foram analisadas em relação às grades curriculares dos cursos universitários, oferecendo um resultado fidedigno à realidade.
(Fonte: Quero Bolsa)
Já a plataforma Quero Bolsa promete oferecer um teste embasado em uma metodologia criada na Universidade de Harvard. Ele se baseia nas 9 inteligências (lógico-matemática, linguística, musical, espacial, corporal (ou cinestésica), interpessoal, intrapessoal, naturalista e existencialista) identificadas pelo psicólogo Howard Gardner. A partir de algumas perguntas, o perfil do estudante é definido e ele recebe suas opções de carreira.
(Fonte: Neora)
No site Neora, o teste vocacional se baseia no autoconhecimento. O estudante seleciona palavras e frases que correspondem à sua reação em diversas situações, para assim identificar quais são as suas características e talentos. A ideia é traçar seu perfil de maneira a fazer uma escolha mais segura sobre a carreira.
(Fonte: Canal do Ensino)
Neste teste, que dura menos que 10 minutos, o estudante responde 48 questões que lhe dá acesso a um mapa que aponta ao seu grau de afinidade com 6 áreas profissionais diferentes. As perguntas trazem uma escala sobre opções pessoais (opondo, em dois extremos, "gosto" e "não gosto") para que você preencha e identifique qual é o seu perfil.
(Fonte: Estácio)
O teste do site Guia da Carreira foi criado pela orientadora profissional Thais Helena Lima a partir da Teoria das Escolhas Vocacionais de John Holland. Baseia-se também na autopercepção: você vai escolhendo nas perguntas as respostas com que mais se identifica, para então ter acesso à leitura sobre o seu perfil. O site também oferece instruções sobre cada profissão, apresenta a média salarial, a grade curricular dos cursos e outras informações úteis.
(Fonte: Educa Mais Brasil)
O teste da plataforma Educa Mais Brasil também se baseia na Teoria das Inteligências Múltiplas, proposta pelo psicólogo educacional Howard Gardner. Ele promete ajudar também quem já escolheu a futura profissão, pois o direciona a atividades específicas que podem trazer uma boa visão do que o espera.
(Fonte: Inscrição)
A promessa do teste da Orientu é ser simples e intuitivo. As perguntas giram em torno de 4 eixos: quais são as matérias preferidas, as matérias que você não gosta, o que você gosta de fazer e quais são suas habilidades. A partir daí, o site oferece um perfil do estudante e dá acesso a informações sobre a área, a profissão e o mercado de trabalho.