Ciência
19/08/2022 às 11:00•3 min de leitura
*Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o Mega Curioso pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Quem ama os livros, sabe bem: ler é uma prática, que vai se tornando mais fácil à medida que criamos o hábito. Contudo, muita gente tem achado difícil se concentrar em suas leituras: o estresse causado pela pandemia, o cenário caótico da política e a sedução trazida pelos smartphones têm feito que muitos de nós simplesmente não consigamos manter o foco numa leitura.
Por isso, ler livros envolventes e divertidos pode ser a chave para retomar esta saudável prática. Neste texto, trazemos 6 indicações de obras que vão fazer você reviver seu amor pela literatura.
(Fonte: Amazon)
Livros de terapia costumam ser bem interessantes. Mas esta obra, em particular, é especial. Nela, a escritora e terapeuta Lori Gottlieb nos leva para dentro da rotina de uma analista com suas próprias questões: sobre sua vida pessoal, sobre sua própria terapia e sobre a relação com seus pacientes. Trata-se de um relato afetuoso e comovente em relação a como a vida é tocada pelas relações humanas.
(Fonte: Dois Pontos)
Este é um livro do cultuado diretor David Lynch sobre meditação transcendental. Mas a verdade é que ele é muito mais que isso. É uma oportunidade que temos de entrar na sua mente e compreender um pouco sobre o processo criativo de um dos artistas mais originais do nosso século. Lynch fala aqui sobre suas experiências, sobre seus filmes, sobre morte e sobre seu trabalho. Imperdível.
(Fonte: Amazon)
O respeitado escritor americano Paul Auster tem uma obra bastante intrigante em que o tema do acaso e das coincidências no cotidiano costuma ser visitado com frequência. Contudo, este livro é diferente: aqui Auster não está pisando no terreno da ficção. Achei que meu pai fosse Deus surgiu quando o escritor foi convidado a ter um programa de rádio, e ao invés de escrever histórias, pediu que os ouvintes mandassem as suas. Neste livro, ele reúne as melhores - que são absolutamente tocantes e até engraçadas.
(Fonte: Amazon)
De um jeito muito leve e envolvente, a psicanalista e professora Ana Suy investiga um dos temas mais misteriosos da existência humana: o amor. A partir daí, ela tece uma série de ensaios muito interessantes que esclarecem conceitos importantes da psicologia e da psicanálise e nos fazem refletir sobre nossa própria experiência.
(Fonte: Amazon)
Falecido em 2011, o escritor e médico gaúcho Moacyr Scliar foi um dos grandes nomes da literatura nacional. Neste romance comovente, ele constrói uma espécie de fábula sobre a história de Guedali, o quarto filho de um casal de imigrantes judeus russos que vivem no interior do Rio Grande do Sul. Ocorre que Guedali é um centauro: ele é metade humano, metade cavalo. Este é o mote para Scliar criar uma obra delicada que fala sobre identidade e solidão, e sobre o sonho de encontrar nossa própria turma.
(Fonte: Goodreads)
O primeiro romance do escritor José Falero é uma das obras mais divertidas e provocadoras que você irá ler. Ela se passa no supermercado Fênix, em uma região pobre de Porto Alegre. É lá onde trabalham Pedro e Marques, dois supridores de prateleiras que resolvem que vender maconha é a única forma que eles têm para subir na vida. Os supridores, na verdade, traz uma reflexão forte sobre o precarização do trabalho e a exploração das classes baixas.