Ciência
17/09/2022 às 12:00•2 min de leitura
Tomar água com açúcar para acalmar os nervos, em meio a uma situação de grande tensão ou stress, é uma prática bastante comum entre os brasileiros. Mas será que esta simples combinação, ligada a uma antiga crença popular, realmente nos deixa mais tranquilos ou tudo não passa de um mito?
A verdade é que não, a mistura entre água e açúcar não tem nenhum efeito sedativo, pelo menos na prática. E além de não reduzir o nervosismo, ela pode até mesmo causar um efeito contrário ao esperado, fazendo com que a pessoa fique ainda mais agitada.
Essa agitação, não muito agradável para quem está sofrendo com algum tipo de medo ou ansiedade, se deve ao consumo do açúcar – especialmente em grandes quantidades. Após ingerido, ele é rapidamente metabolizado no organismo e passa pelo processo de transformação em glicose e frutose, gerando mais energia para o corpo.
(Fonte: artisteer/Getty Images)
Vale lembrar que a mistura, aparentemente inofensiva, traz riscos para quem é diabético, levando ao excesso de açúcar no sangue (hipoglicemia). Dessa forma, tenha cuidado ao oferecer a combinação para alguém desconhecido.
Embora não exista nenhuma comprovação científica de que a água com açúcar tenha efeito calmante, muitos continuam a recorrer à mistura sempre que estão lidando com situações de estresse. Há várias explicações para o surgimento dessa crença, uma delas relacionada à liberação de serotonina proporcionada pelo consumo de doces.
Conhecida como o “hormônio da felicidade”, a substância é responsável pelas sensações de prazer e bem-estar, muitas vezes interpretadas como tranquilizantes. É por esse mesmo motivo que algumas pessoas recorrem aos chocolates e outras guloseimas doces quando estão tristes.
(Fonte: NickyLloyd/Getty Images)
O uso constante da mistura também pode estar ligado ao efeito placebo da água com açúcar. Trata-se do mesmo método utilizado por farmacêuticas em testes de medicamentos e vacinas, nos quais um determinado grupo recebe um remédio sem qualquer efeito prático, mas que pode apresentar resultados devido à crença do indivíduo.
Neste caso, a pessoa acredita tanto que ficará calma ao consumir a bebida, que poderá realmente sentir o efeito sedativo, pelo menos momentaneamente.
No lugar da água com açúcar para acalmar, você pode apostar em outras estratégias que ajudam a relaxar, como o consumo de alimentos com propriedades sedativas comprovadas, a exemplo do maracujá. O uso de chás relaxantes, como os de camomila, erva-cidreira e erva-doce, é outra alternativa.
Algo que também pode contribuir para diminuir o stress e a ansiedade é praticar atividades físicas com regularidade e meditar, assim como dormir bem. Em casos de nervosismo recorrente, buscar ajuda profissional pode ser a melhor escolha.