Por que o sol nos deixa mais felizes? A ciência explica!

Muitas pessoas se sentem bem, mais dispostas e com mais energia nos dias ensolarados. Em alguns casos, a relação entre o sol e a felicidade é tão evidente que até falamos em "personalidade ensolarada". 

(Fonte: Samuel Theo Manat Silitonga/ Pexels/ Reprodução)(Fonte: Samuel Theo Manat Silitonga/ Pexels/ Reprodução)

Mas será mesmo que o sol tem capacidade de induzir alguém ao bom estado de humor? E se isso for verdade, quais os elementos envolvidos? Bom, a ciência explica!

A vitamina dos raios solares

O sol é considerado uma das melhores fontes naturais de Vitamina D. É de graça e o Brasil tem de sobra durante a maior parte do ano. Sendo assim, se expor a luz solar de forma segura é fundamental para que o nosso organismo receba regularmente a quantidade necessária desse composto.

(Fonte: C. Cagnin / Pexels/ Reprodução)(Fonte: C. Cagnin / Pexels/ Reprodução)

Nesse caso, a saúde dos ossos é a maior beneficiada. Todavia, é crescente a quantidade de estudos que relacionam a Vitamina D e até a consideram essencial para várias outras funções no organismo. Por exemplo, uma das linhas mais estudadas é o seu efeito sobre o nosso bom humor.

O hormônio da felicidade, o sol e a Vitamina D

A serotonina é um neurotransmissor que atua em várias áreas do corpo, como no sistema nervoso, auxiliando na regulação de funções como temperatura corporal, ansiedade, emoções, apetite e ritmo cardíaco. Apesar de ter muitas atribuições, esse hormônio é popularmente conhecido como "hormônio da felicidade", devido a sua íntima relação com o nosso humor.

(Fonte: Julia Avamotive/ Pexels/ Reprodução)(Fonte: Julia Avamotive/ Pexels/ Reprodução)

O fato é que as flutuações desse composto químico podem tornar uma pessoa mais feliz ou mais deprimida, dependendo dos seus níveis no organismo. E, novamente, entra em cena a Vitamina D, visto que ela ajuda a aumentar os níveis de serotonina. Lembrando que o sol é o grande responsável por distribuir doses dessa vitamina. Mas calma, ainda tem mais!

O "terceiro olho" da felicidade

A glândula pineal, situada em nosso cérebro, tem a importante função de produzir melatonina. Esse hormônio tem uma forte relação com nosso estado de humor, incluindo até mesmo distúrbios complexos, como o Transtorno afetivo sazonal.

Desenho de um cérebro humano mostrando a glândula pineal atrás do hipotálamoDesenho de um cérebro humano mostrando a glândula pineal atrás do hipotálamo

Também conhecida como depressão sazonal, essa condição ocorre principalmente durante o inverno, época do ano em que a incidência de raios solares diminui. Entre os sintomas estão o aumento do apetite, problemas de concentração, sono excessivo e, claro, tristeza.

A luz solar também participa do processo de liberação da melatonina. Isso porque estimula o organismo a produzi-la apenas à noite. Mas não somente isso: o sol ajuda a transformar melatonina em serotonina que, como apontamos, é o hormônio responsável pela sensação de felicidade e bem-estar.

Vale ressaltar que a melatonina influencia o nosso ritmo circadiano, que consiste no ciclo de sono-vigília. Lembrando que é por meio desse mecanismo que os principais processos fisiológicos do corpo funcionam: hora de acordar, estar alerta, sentir fome, ter sono, e assim por diante. E tudo isso também tem a ver com a nossa felicidade, afinal, se estamos dormindo bem, tendemos a ser mais felizes.

Não podemos esquecer dos impactos da amígdala, conhecida por ser a parte emocional de nosso cérebro, que é bem mais reativa após uma noite de sono ruim. Isto é, é bem provável que você estará de mau humor após uma noite mal dormida. Por outro lado, quem toma sol regularmente tem um ciclo de sono bem melhor, o que inclui menor dificuldade de adormecer e menos chances de episódios de insônia.

O sol, de fato, nos deixa mais felizes, e quem diz isso é a ciência. No entanto, nunca deixe de lado os cuidados básicos de proteção à pele, tais como, usar filtro solar e evitar ficar exposto aos raios solares entre as 10h e às 16h. No mais, é só curtir seus 15 ou 20 minutos diários aproveitando a luz solar, afinal, é da felicidade que estamos falando!

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.