Ciência
06/10/2022 às 08:00•3 min de leitura
Talvez poucas coisas sejam tão prazerosas do que estudar o que a gente gosta. E com o avanço das áreas da ciência, começam a surgir cada vez mais programas de pós-graduação em áreas variadas que contemplam os mais diferentes tipos de conhecimento.
Por isso, depois que você termina a graduação, há várias opções legais para quem interesse de estudar as coisas mais malucas ou divertidas possíveis. Neste texto, trazemos 8 possibilidades de mestrado bem estranhas.
(Fonte: Getty Images)
Na Breda University of Applied Sciences, na Holanda, você pode optar por esse programa que está dentro da área de Administração de Empresas e explora o conceito da economia criativa. Ao se tornar um "imaginador", você trabalha com inovações de negócios e produtos e aprende a usar as habilidades da imaginação para transformar o business por uma lógica menos tradicional.
(Fonte: Shutterstock)
Na Universidade de Winchester, no Reino Unido, há a possibilidade de cursar um mestrado em um programa localizado dentro da História e Arqueologia. Basicamente, o curso gira em torno dos estudos dos restos humanos e das pistas que eles trazem sobre as formas como as civilizações antigas viviam, morriam e realizavam seus ritos fúnebres.
(Fonte: Shutterstock)
Já na Nottingham Trent University, localizada no Reino Unido, há pesquisadores focados em um ramo relativamente novo da psicologia, que estuda as interações psíquicas dos humanos com a tecnologia. Há várias possibilidades de pesquisa dentro desta área: pode-se estudar os distúrbios modernos, como o vício online, além dos impactos da tecnologia na comunicação, no marketing e no jornalismo, por exemplo.
(Fonte: Shutterstock)
Na Universidade Católica do Sagrado Coração, na Itália, você pode se tornar um mestrando que estuda as uvas e os processos de vinificação. Não por acaso, este curso é oferecido em um país que é um dos maiores produtores de vinho no mundo - e, portanto, com professores que entendem perfeitamente do assunto tanto na teoria quanto na prática.
(Fonte: Shutterstock)
Mas se você se interessa por outras bebidas, pode ainda cursar o Mestrado em Cervejaria e Destilação pela Heriot Watt University, no Reino Unido. O programa prepara os candidatos para entender e trabalhar nas indústrias de malte, cerveja ou destilação, ou para realizar pesquisas. Além disso, o mestrado abrange muitos assuntos, como a ciência cervejeira, a engenharia química, o estudo dos negócios e o gerenciamento de produção.
(Fonte: Shutterstock)
A sexualidade humana também constitui um campo específico de pesquisa. No Mestrado em Sexologia oferecido pela Curtin University, na Austrália, os alunos se especializam no tema a partir de aspectos biológicos, psicológicos e sociológicos da área.
(Fonte: Liverpool)
Sim, dá para fazer um mestrado apenas estudando os Beatles! Na Universidade de Liverpool, há o curso The Beatles: Indústria da Música e Patrimônio, em que os estudantes se aprofundam nos discursos dos Beatles e no seu legado enquanto herança cultural. E deve ser perfeito estudar a banda justamente na cidade deles.
Por fim, trazemos aqui não apenas um mestrado, mas uma graduação e um mestrado totalmente inusitado. O iodelei é uma forma de canto que utiliza sílabas fonéticas e criam um som que muda rápida e repetidamente, em um tom que vai entre o registro de peito e o truete. E pasme: há uma licenciatura em iodelei, este estilo que costuma ser usado por cantores e pastores dos Alpes suíços.
A Universidade de Ciências e Artes Aplicadas de Lucerna (LUASA), na Suíça, oferece um bacharelado de três anos e um mestrado de dois anos coordenado por Nadja Räss, uma cantora suíça de iodelei bastante famosa. Neste tempo que dura o curso, os alunos não apenas melhoram suas técnicas vocais, mas aprendem a iniciar um negócio próprio ensinando este canto para outras pessoas.