8 dicas essenciais de como sobreviver a um terremoto

16/02/2023 às 11:004 min de leitura

No início de fevereiro de 2023, um terremoto de 7.8 graus na escala Richter atingiu partes da Turquia e da Síria, destruindo cidades inteiras e vitimando dezenas de milhares de pessoas — uma semana após o desastre, os números já passavam de 37 mil mortos e 94 mil feridos.

Esse é um evento muito raro aqui no Brasil, uma vez que terremotos acontecem em lugares onde duas placas tectônicas se encontram e o nosso país está bem no meio de uma. Mas nós podemos presenciar esses eventos ao viajar ou morar em outros países.... E não saber como sobreviver a um terremoto pode nos tornar mais vulneráveis à catástrofe. 

Por isso, nós compilamos algumas dicas importantes do que fazer quando o chão começar a tremer sob seus pés.

Leia também: 6 dicas essenciais para sobreviver a um incêndio em local fechado

1. Prepare-se antes do terremoto

(Fonte: wuttichai1983/Freepik)(Fonte: wuttichai1983/Freepik)

A primeira dica é especialmente importante para quem vai morar em áreas onde terremotos são frequentes: preparar-se antes do chão começar a tremer é a melhor forma de sobreviver.

Assim como no caso de incêndios, é essencial que o prédio esteja preparado para resistir a alguns abalos. Mas com terremotos, a decoração da sua casa também faz diferença: móveis caindo e objetos voando são uma das principais causas de ferimentos e mortes, mais até do que desabamentos, em países como Estados Unidos.

Por isso, busque deixar as coisas mais pesadas perto do chão, se possível fixadas, e móveis com objetos frágeis (como louças) bem trancados. Essa é uma preocupação que não temos aqui no Brasil, mas pode fazer a diferença em outros países.

Além disso, baixe aplicativos de alerta, como o My Shake, que funciona na costa oeste dos EUA. Assim, você saberá do abalo em primeira mão e poderá se proteger.

Leia também: 7 vezes que o Brasil foi atingido por um terremoto

2. Se abaixe, se proteja e segure

(Fonte: cottonbro studios/Pexels)(Fonte: cottonbro studios/Pexels)

A dica primordial para se proteger em um terremoto é procurar abrigo debaixo de uma mesa ou outro móvel semelhante. Mas não tente correr até lá — com o chão tremendo, você obviamente vai cair. O certo é se abaixar e engatinhar, assim que sentir o primeiro abalo.

Após encontrar abrigo, segure firme em uma ponta da mesa para garantir que ela não vai sair de cima de você, caso tudo desabe. Segurando com uma mão, use a outra para cobrir sua cabeça e pescoço.

Essa dica vale para qualquer lugar que você estiver: no escritório, vá para baixo da mesa de reuniões ou de uma escrivaninha, por exemplo. Em caso de terremoto, "se abaixe, se proteja e segure" deve ser seu mantra.

3. Fique onde você estiver

(Fonte: Tima Miroshnichenko/Pexels)(Fonte: Tima Miroshnichenko/Pexels)

Mas se você não estiver em casa ou no escritório, o que fazer? A questão é se locomover o mínimo possível e procurar abrigo o mais rápido que puder. 

Se o abalo acontecer quando você está dormindo, fique na cama mesmo, e se proteja com travesseiros e cobertores. Se estiver num cinema ou estádio, sentado em algum lugar, fique encolhido no seu assento e proteja a cabeça e o pescoço com as mãos.

Por outro lado, se puder, fique no local mais aberto possível. Se afaste de prédios, postes, árvores e de qualquer outra coisa que possa cair em cima de você, conforme o chão treme. Lembre-se: objetos voando são o maior perigo em caso de terremoto.

4. Evite paredes externas e batentes de porta

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Se você estiver em um cômodo sem mesas ou outros móveis que você possa entrar embaixo, nunca pense que você pode se proteger ficando perto de uma estante: as coisas que estão lá dentro e a própria estante podem cair em cima de você e lhe machucar. 

Na ausência de uma mesa, fique próximo de uma parede — mas que seja interna, sem quadros ou decorações que possam despencar. Paredes externas geralmente são as primeiras a cair ou soltar pedaços de alvenaria, que machucam.

5. Não saia do carro, se estiver em um

(Fonte: Reinhart Julian/Unsplash)(Fonte: Reinhart Julian/Unsplash)

Se você estiver dirigindo na hora que o chão começar a tremer, pare num lugar seguro assim que possível e não saia do carro até o terremoto parar. Evite parar perto de postes, árvores e outras coisas que podem cair em cima do seu veículo — especialmente fios de energia, para evitar choques elétricos.

Quando o terremoto parar, certifique-se de que é seguro ligar o carro novamente e preste muita atenção para continuar dirigindo. Os tremores podem rachar a pista e derrubar muitas coisas que se tornam obstáculos.

6. Preste muita atenção ao pós-terremoto

(Fonte: Ahmed Akacha/Pexels)(Fonte: Ahmed Akacha/Pexels)

Falando em prestar atenção, essa é uma das dicas mais importantes de como sobreviver a um terremoto: não se colocar em risco depois do tremor inicial. Isso porque, mesmo depois do chão parar de tremer, objetos e pedaços de construções ainda podem cair sobre você. Além disso, a maior parte dos terremotos tem um tremor inicial e mais vários tremores secundários. 

O da Turquia, por exemplo, foi seguido por um tremor de 6.7 graus onze minutos depois, outro de 7.5 graus horas depois, além de um abalo de 6 graus na tarde seguinte. Então, saia do seu esconderijo com cuidado e siga as orientações das autoridades locais, nos dias seguintes.

Leia também: Qual é a maior potência possível de um terremoto na Escala Richter?

7. Saiba como agir em caso de desabamento

(Fonte: Samimibir/Pexels)(Fonte: Samimibir/Pexels)

Assim como na Turquia e Síria, o pior pode acontecer e você acabar embaixo dos escombros. Nesse caso, se o seu celular não estiver funcionando para chamar um resgate, tente chamar a atenção batendo no móvel em que você se protegeu. 

Se houver algum metal perto de você, bater nisso vai fazer ainda mais barulho. Dê três batidas a cada poucos minutos, mas tente permanecer calmo, na medida do possível. 

8. Proteja-se de tsunamis e outros riscos iminentes

(Fonte: RF Studio/Pexels)(Fonte: RF Studio/Pexels)

Para terminar, terremotos perto da costa podem gerar ondas gigantes. Então, proteja-se deles indo para uns dois quilômetros longe da costa ou uma altitude de 30 metros acima do nível do mar. Não espere o alerta de tsunami para fazer isso, pois pode ser tarde demais: vá assim que for seguro se locomover.

Outro risco iminente, além dos desabamentos, é o de incêndios. Por isso, atente-se também às nossas dicas para sobreviver a eles.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: