A Guerra de Troia realmente aconteceu?

13/09/2023 às 09:302 min de leitura

A Ilíada está, sem dúvida, entre as maiores obras literárias da humanidade. Trata-se de um dos dois principais poemas gregos da Grécia antiga (o outro é a Odisseia), cuja autoria seria do poeta Homero, que teria vivido na região da Jônia (atual Turquia) por volta do século VIII a.C.

Basicamente, a Ilíada narra o que aconteceu nos 51 dias da Guerra de Troia, conflito surgido por conta de uma disputa entre Aquiles e Agamemnon, e que resultou na morte de Heitor. Mas será que os fatos narrados nesse poema clássico ocorreram de verdade? Vejamos a seguir o que os documentos históricos nos contam.

O que teria ocorrido na Guerra de Troia?

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

A história da Guerra de Troia é mundialmente conhecida. Ela envolve uma trama complexa que reúne a bela Helena, o príncipe Páris, de Troia, o forte Aquiles e o nobre Heitor. A guerra, em si, teria acontecido depois que os aqueus atacaram a cidade de Troia, no intuito de se vingar pelo rapto de Helena, que era esposa do rei Menelau, irmão de Agamemnon.

Para os gregos antigos, a Guerra de Troia era tida como um evento histórico. Mas, ainda assim, houve um forte debate em torno dos eventos narrados. O historiador Heródoto, por exemplo, achava que Homero havia exagerado na narrativa, e que a trama continha algumas imprecisões. Só que, mais tarde, a história passou a ser considerada como apenas um mito. Essa ideia persistiu sem muita discussão até o século XIX.

Por volta de 1860, um arqueólogo alemão apaixonado por mitologia grega chamado Heinrich Schliemann viajou para a Anatólia (uma península da Ásia) e escavou o sítio arqueológico do Hisarlik, revelando algumas cidades que haviam sido construídas ali no passado. Ele então chamou uma delas de Troia VI, e ela foi identificada com frequência como a Troia Homérica. 

O que Schliemann descobriu é que Troia VI correspondia a várias descrições de Homero. Isso se evidenciava na arquitetura, nos templos aos deuses e nos artefatos encontrados. Por conta disso, levantou-se a perspectiva de que talvez ele havia descoberto a verdadeira Troia. Mas os achados (de que aquela seria uma cidade destruída durante os conflitos da Guerra de Troia) logo foram desmentidos: o território havia sido arruinado por um terremoto.

Outras evidências

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Contudo, outros historiadores fizeram interpretações menos literais sobre a Ilíada, sugerindo que talvez alguns elementos pudessem ter existidos de outras formas. Há uma ideia de que o próprio texto de Homero aponte à ocorrência de um terremoto, e que o famoso Cavalo de Troia poderia ser uma referência a Poseidon, que era associado justamente a este fenômeno ambiental.

Há ainda outra cidade encontrada por Schliemann, chamada de Troia VII. Arqueólogos que depois encontraram no local armas como pontas de flecha e fundas (que seriam resquícios de uma guerra) levantaram uma nova hipótese: a de que Homero teria fundido Troia VI e VII para contar uma única história. Só que isso nunca foi provado.

Ainda assim, certos fatos geraram algum consenso entre pesquisadores. Entre eles, está a convicção de que a guerra não poderia ter sido iniciada pelo sequestro de Helena. Outros personagens, como Aquiles, Heitor e Páris, são considerados ficcionais, assim como os deuses gregos que aparecem na trama, que fazem parte da religiosidade de sua cultura.

Por fim, outra linha de raciocínio defende a ideia de que a Guerra de Troia tenha sido apenas uma narrativa ficcional criada pelos gregos para tentar dar algum sentido ao mundo inferior e cheio de batalhas sangrentas que eles viviam, em comparação com o mundo que seria habitado pelos deuses do Olimpo. Mas, mesmo assumindo que é tudo invenção, o fato é que a Ilíada, assim como a Odisseia, está entre as obras mais imortais e encantadoras que já foram criadas por humanos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: