As 3 melhores histórias de amor da mitologia grega

23/07/2023 às 10:003 min de leitura

A mitologia grega é uma tradição cultural realmente fascinante. Ela é repleta de histórias vindas da Grécia Antiga, mas continuam sendo recontadas e refletidas até hoje. E, dentro dessas narrativas, existem várias histórias de amor repletas de emoção, desafios e até algumas tragédias.

Assim, conheça três romances mitológicos que são realmente cativantes!

1. Ulisses e Penélope

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

A história de amor entre Ulisses e sua esposa, Penélope, está registrada em um dos livros mais famosos de todos os tempos: a Odisseia, de Homero. Ela fala de uma trama envolvendo muita paciência e lealdade.

Ulisses é um dos aventureiros mais famosos da mitologia grega. Ele se casou com Penélope, que de tão linda atraiu vários pretendentes, mas acabou escolhendo Ulisses – mesmo que ele estivesse sempre viajando para participar de batalhas.

Na história contada em Odisseia, Ulisses está enfrentando várias dificuldades enquanto tenta voltar para casa após a Guerra de Troia. Em Ítaca, sua terra natal, ninguém sabia ao certo se ele estava vivo – tanto que levou dez anos até que finalmente conseguisse retornar ao lar.

Durante esta década, Penélope foi abordada por inúmeros homens que queriam se casar com a suposta viúva, e ela já não sabia mais o que fazer para recusar. Por isso, bolou um plano: começou a costurar uma mortalha para velar o marido, e dizia que escolheria um novo esposo quando terminasse o trabalho. Só que Penélope costurava a peça durante o dia e desfazia a costura à noite.

Quando chegou em casa, Ulisses matou todos os pretendentes que abordaram sua esposa, e eles finalmente puderam ficar juntos.

2. Eros e Psiquê

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Eros é o filho de Afrodite, a deusa da beleza e do amor. Ninguém era mais linda do que ela – por isso, quando uma mortal chamada Psiquê começou a ser comparada com a deusa, ela ficou cheia de ciúmes. Por isso, a deusa mandou seu filho, Eros, para arquitetar uma vingança.

Os pais de Psiquê receberam então uma mensagem dos deuses de que a filha deveria ser deixada numa masmorra e que iria se casar com um monstro horrível. Com tristeza, eles obedeceram, isolando a filha. No entanto, quando Eros vai até o local para concretizar o plano da mãe, ele acaba se apaixonando pela vítima.

Eros então propõe casamento a ela, mas com uma condição: Psiquê só se encontraria com o marido à noite e nunca poderia olhar no rosto dele. Eles se deram muito bem e Psiquê foi muito feliz por um bom tempo. Só que, incitada pelas irmãs, que diziam que o marido dela deveria ser horrível, a jovem ficou curiosa e resolveu trapacear, olhando o rosto do amado – que, para a sua surpresa, era o mais belo de todos os homens.

Traído, Eros fugiu, e a partir de então, Psiquê passou a vagar em busca do amor que havia perdido. No templo de Afrodite, a deusa impõe à moça vários trabalhos humilhantes pelo erro cometido. 

Exausta, Psiquê acaba morrendo. Eros, que continuava apaixonado por ela, implora a Zeus que a ressuscitasse. O deus concede seu desejo e, desde então, eles nunca mais se separaram.

3. Orfeu e Eurídice

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Aqui, temos umas das mais tristes histórias de amor da mitologia grega. Ela começa nos falando de Orfeu, um dos músicos mais talentosos da Grécia. As canções que ele tocava com sua lira eram capazes de hipnotizar as pessoas.

Orfeu era casado com uma bela ninfa chamada Eurídice que, logo após o casamento, foi mordida por uma serpente e morreu. Em seguida, foi levada ao submundo, o lar das almas que desencarnavam.

Inconformado, Orfeu desceu até lá para implorar a Hades que sua esposa retornasse para ele. Sua música era tão encantadora que o deus autorizou, impondo uma condição: Orfeu deveria voltar ao mundo superior enquanto Eurídice o seguiria. Só que ele não podia, sob hipótese alguma, olhar para trás – precisava confiar que ela estava lá.

Orfeu não se aguentou e acabou espiando. E Eurídice estava realmente atrás dele, mas foi arrancada do esposo e arrastada de volta para o submundo, onde permaneceu para sempre.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: