Abracadabra: o que significa a famosa palavra dos mágicos?

16/03/2024 às 16:002 min de leituraAtualizado em 16/03/2024 às 16:00

Pouco usada atualmente, "abracadabra" foi durante muitos anos um feitiço ou encantamento usado pela maioria dos mágicos — fossem eles do cinema, da televisão ou da vida real — durante a execução de seus truques em apresentações públicas. Como parte de várias culturas, a palavra continua, no entanto, sem um significado definitivo, com diversos especialistas debatendo a sua real origem. 

Alguns linguistas sugeriam que abracadabra era uma corruptela da frase hebraica ebrah k'dabri, que significa "eu falo e crio" e teria sido dita por Deus durante a criação do mundo, segundo o Gênesis. No mesmo contexto, o Criador teria dito outra frase parecida — avra gavra — que, em aramaico, significa "Eu criarei o homem". O termo é parecido com avada kedavra ("deixe a coisa ser destruída"), a famosa maldição da morte de Harry Potter.  

Mas o historiador medieval Don Skemer, da Universidade de Princeton nos EUA, defende o termo hebraico ha brachah dabarah, que quer dizer “nome do abençoado” como a origem de abracadabra. "Nomes divinos são fontes importantes de poder sobrenatural para proteger e curar, como vemos na magia antiga, medieval e moderna", explicou ele à National Geographic. 

Abracadabra: um remédio falado para curar febre

(Fonte: Biblioteca Britânica)
(Fonte: British Library Archive/Reprodução)

Esse poder de cura mágica de doenças foi reforçado em um manuscrito judaico do século XVI, encontrado na Itália, que aponta abracadabra como um remédio falado para febre. Em sua obra Um Diário do Ano da Peste, do século XVII, o escritor Daniel Defoe defendeu o uso do termo como um antídoto para possessão de espíritos malignos, escrevendo a palavra mágica "formada em triângulo ou pirâmide".

A configuração pode também ser vista em um estudo de 2016, feito por pesquisadores da Universidade de Michigan, sobre um papiro egípcio escrito em grego do século III d.C. Para os magos gregos, escrever variações de uma palavra em um triângulo apontando para baixo formava um “cacho de uva”, capaz de eliminar tanto a doença quanto o espírito maligno.

Para a historiadora da linguagem Elyse Graham, da Stony Brook University nos EUA, abracadabra é um “apotropaico, palavra que poderia evitar coisas ruins”, disse ao National Geographic. A palavra é mostrada na imagem acima, em uma página dos escritos do médico romano Quintus Serenus Sammonicus, como um amuleto eficaz para a febre, que deveria ser escrito em forma de triângulo invertido, e pendurado no pescoço.

O desencantamento do Abracadabra

Fonte: Getty Images
(Fonte: Getty Images)

Para a historiadora Graham, o uso da magia como remédio era uma prática comum antes dos recursos da medicina moderna. “Costumávamos precisar de magia para fazer coisas diferentes, mas agora temos medicamentos melhores”, afirma ela. Essa dose de realidade retirou, de certa forma, o brilho do abracadabra, agora relegado aos espetáculos de mágica.

O grande segredo de uma palavra mágica manter o seu poder, explica a historiadora, é continuar mantendo seu mistério. “Uma palavra mágica dá poder ao mágico, enquanto quem está de fora não sabe o que é”, revela Graham.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: