Por que as teclas F e J têm traços embaixo?

27/04/2024 às 16:002 min de leituraAtualizado em 27/04/2024 às 16:00

Assim como há muitos atalhos úteis para o computador, ou mesmo truques que podem melhorar o seu desempenho, existem características presentes no teclado que não entendemos muito bem a finalidade: os traços em relevo presentes na parte inferior das teclas F e J são um exemplo disso.

Você pode achar que eles servem para ajudar pessoas com deficiência visual a digitar melhor, mas não é exatamente o caso. Essa característica, na verdade, permite que aquele que digita localize as teclas corretas do teclado sem precisar procurar por elas.

Quem digita há muito tempo ou está mais familiarizado com a posição das teclas pode não ter reparado como isso é útil, mas basta as luzes ficarem apagadas para muitos ficarem com receio de não localizar as teclas desejadas. Nesse cenário, lembrar dessa dica pode ser útil.

Tornando a digitação mais ágil

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
As saliências presentes nas teclas F e J podem facilitar a digitação. (Fonte: Getty Images)

Posicionar as mãos de forma correta é justamente para o que esses relevos servem: dessa forma, os dedos ficam próximos das teclas A, S, D e F (no caso da mão esquerda) e teclas J, K L e Ç (com a mão direita). Além disso, o dedo polegar fica facilmente ao alcance da barra de espaço.

Para quem não reparou, há teclados estendidos que apresentam o traço também na tecla do numeral 5, mais à direita. Ou seja, a facilidade para transitar entre as teclas ao digitar algarismos também fica garantida dessa forma.

Com isso, além de manter as mãos corretamente posicionadas, ganha-se maior agilidade na escrita, evitando movimentos excessivos. Há quem questione tal benefício proporcionado pelas saliências nas teclas, mas para quem busca ter mais agilidade, pode ser interessante lembrar dessa dica. O que nos leva a outras observações!

Atenção a detalhes do dia a dia

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Cuidados na hora de usar o computador podem evitar a fadiga no dia a dia. (Fonte: Getty Images)

Os cursos de digitação não estão em alta como algumas décadas atrás, e como as novas gerações estão mais familiarizadas com os dispositivos móveis do que com os computadores, pode acontecer de algumas dicas básicas serem ignoradas.

Em se tratando da digitação, o ideal é treinar para que todos os dedos trabalhem, deixando os indicadores posicionados sobre as saliências. Mas a preocupação com a postura não deve se restringir às mãos: os pulsos também devem ficar numa posição neutra, evitando desconforto.

Pensando nisso, o ideal é ficar de olho se o teclado está inclinado e descobrir qual é a posição mais confortável no dia a dia. Se as mãos ficarem erguidas, pode ficar mais cansativo digitar. Da mesma forma, também é necessário se sentar de forma confortável, respeitando a curvatura natural da coluna, e manter o monitor na mesma altura da cabeça, evitando que os ombros e braços fiquem tensos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: