Fora de lugar: 5 esculturas inusitadas descobertas em catedrais góticas
08
Compartilhamentos

Fora de lugar: 5 esculturas inusitadas descobertas em catedrais góticas

Último Vídeo

O que você espera encontrar quando visita uma catedral cristã? Ornamentações com forte inspiração religiosa, estatuetas de anjos, querubins, imagens de apóstolos, santos, cruzes etc., certo? No entanto, conforme apontou Meg Neal, do portal Atlas Obscura, existem igrejas pelo mundo que contam com esculturas pra lá de inusitadas — algumas visíveis apenas para os olhares mais atentos — que parecem completamente fora de lugar. Confira 5 exemplos a seguir:

1 – O homenzinho indecente

Nem todo mundo percebe a presença do bizarro homenzinho (imagem a seguir) sobre uma das vidraças da imponente Catedral de São Jaime em Brno, na República Tcheca. Como você poderá conferir, se trata de uma figura com duas cabeças que parece não sentir o menor pudor em mostrar seu traseiro para o mundo! Olha só:

Mostrando o traseiro para quem quiser ver

Segundo Meg, há uma lenda que explica a presença do homenzinho indecente, e ela se refere a uma competição que supostamente existiu entre a catedral gótica e outra igreja das redondezas.

De acordo com essa versão da história, os dois templos religiosos competiam para ver qual teria o campanário mais alto e, como a de São Jaime venceu a concorrente em quase 10 metros, a escultura foi adicionada em sinal de provocação. No entanto, alguns historiadores dizem que, na verdade, a escultura, apesar de ser grosseira e meio estranha, não passa de uma peça decorativa gótica que nem é tão incomum assim.

2 – O sujeitinho esmagado

A Igreja dos Jacobinos, localizada em Toulouse, na França, é famosa por guardar a sepultura de São Tomás de Aquino. No entanto, em meio aos seus imensos pilares e elaborada arquitetura gótica, se esconde algo muito inusitado e que passa despercebido por muita gente. Atrás do altar, próximo ao ornamentado relicário que guarda o corpo do santo, existe a escultura de um sujeitinho que parece ter sido esmagado por uma das colunas do templo. Veja:

Coitado!

É claro que a atração principal da igreja é o tal do relicário contendo os restos mortais do santo. Assim, apenas aqueles que passam por ali com os olhos atentos mirados para o chão é que vão notar os pezinhos e as mãos saindo pelas laterais da base do pilar. E por que esse homenzinho está ali? Ninguém sabe!

3 – A cabeça de touro

Uma das principais atrações de Florença — juntamente com seus incríveis museus e paisagens —, na Itália, é Santa Maria del Fiore, a impressionante Catedral da cidade. No entanto, nem todo mundo que para diante da igreja para apreciar sua belíssima fachada, repleta de mosaicos de mármore colorido e cenas em alto-relevo, percebe que, em meio a toda a decoração inspirada no cristianismo, existe uma cabeça de touro.

Provocação?

De acordo com Meg, ninguém sabe ao certo o motivo de a cabeça ter sido incluída entre os ornamentos. Mas uma das teorias é de que um dos construtores da catedral teria tido um caso com a esposa de um rico comerciante florentino — que descobriu a traição e fez uma reclamação junto à corte eclesiástica, resultando no fim do romance.

Então, o construtor, com o coração partido, resolveu se vingar — discretamente —, colocando a cabeça de touro com os chifres apontados na direção da loja do marido “corno”, para recordá-lo de que sua esposa, na verdade, amava outro homem. Se essa lenda é verdadeira ou não, só os envolvidos poderiam responder.

4 – O astronauta

A Catedral Velha de Salamanca, na Espanha, cuja arquitetura foi inspirada nos estilos romântico e gótico, começou a ser construída no século 12, e as obras na estrutura seguiram até o século 14. Por essa razão, muita gente acha um tanto quanto desconcertante encontrar a escultura de um astronauta em uma de suas fachadas. Isso mesmo, caro leitor, existe um astronautazinho plantado em uma igreja medieval. Confira:

Prova de que os antigos astronautas existiram? Não...

Apesar de a estatueta causar bastante confusão, ela não guarda qualquer relação com as teorias dos antigos astronautas ou com as dos alienígenas do passado. Na verdade, a estranha escultura tem uma explicação lógica para existir ali.

Fauno com sorvete

Em 1992, quando a catedral passou por obras de restauração, os responsáveis pelo projeto seguiram a velha tradição de incluir um elemento atual na estrutura, optando por incorporar a figura do astronauta. Aliás, durante os períodos de reformas, outras estatuetas estranhas foram inseridas na fachada, como a de um lagostim, um touro, um lince e um fauno saboreando um sorvete.

5 – O Darth Vader

A Catedral Nacional de Washington, nos EUA, é a sexta maior no mundo, assim como um importante polo religioso e turístico da capital norte-americana. Tanto que a igreja recebe quase meio milhão de visitantes todos os anos, que vão até o local para apreciar sua belíssima arquitetura neogótica.

Lá está ele, vigiando a ala norte da catedral

Pois entre os diversos adornos e estatuetas que decoram a estrutura, existe a que você viu acima — um pequeno Darth Vader que fica discretamente posicionado na torre da ala norte da catedral. E você sabe como é que o personagem foi parar lá? Em meados dos anos 80, enquanto duas torres que compõem a estrutura estavam em construção, a igreja organizou uma competição de design de esculturas voltada ao público infantil.

Um dos participantes, um menino chamado Christopher Rader, enviou o desenho do Darth Vader e ficou em terceiro lugar na colocação geral. O busto foi criado de acordo com o trabalho de Christopher, e outras estátuas vencedoras que também foram incluídas na decoração da catedral são as de um texugo, a de um homem dentuço com um guarda-chuva e a de uma menina com aparelho nos dentes e maria-chiquinha.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.