8 rios sagrados ao redor do mundo que você talvez não conheça
01
Compartilhamento

8 rios sagrados ao redor do mundo que você talvez não conheça

Último Vídeo

Por todo o planeta, há lugares sagrados que são focos de peregrinação, e isso inclui alguns rios. De todos eles, talvez o mais famoso seja o Ganges – que terá seu espacinho garantido nesta matéria –, porém ele está longe de ser o único rio sagrado (só na Índia existem sete).

Mas por que existe toda essa importância em relação a um rio como qualquer outro? A verdade é que, principalmente para os povos antigos, o rio é uma representação da vida em si, pois, além da água, ao redor dele normalmente se encontra abundância de animais e plantas. E se é de um rio que vem a maior possibilidade para o desenvolvimento de um povo, não é à toa que lhe seja atribuído um significado religioso.

Conheça alguns dos rios sagrados mais conhecidos e reverenciados do mundo:

1. Rio Urubamba

Situado no Peru, era conhecido pelos Incas como Willkamayu (quéchua para “rio sagrado) e percorre muitos dos locais onde há vestígios do Império Inca, como Machu Picchu, Raqch’i e o Vale Sagrado dos Incas.

Rio Urubamba

2. Rio Jordão

Este rio que desagua no Mar Morto é um dos mais importantes do Oriente Médio, passando por quatro países: Israel, Jordânia, Líbano e Síria.

Além disso, é extremamente famoso devido ao seu papel na Bíblia: no Antigo Testamento, os judeus o atravessaram carregando a Arca da Aliança; já no Novo Testamento, volta a aparecer como o rio em que Jesus foi batizado por João Batista.

Rio Jordão

3. Rio Ganges

É certamente um dos rios sagrados mais famosos do mundo. Os hindus o veem como a morada da deusa Ganga e acreditam que se banhar no Ganges trará a purificação dos pecados.

Infelizmente, o Ganges também é famoso por ser um dos rios mais poluídos do mundo. Por passar por muitas áreas urbanas, o rio sofre com despejo de esgoto e dejetos industriais. Isso sem contar a poluição causada pela própria peregrinação, pois muitas oferendas são jogadas no rio frequentemente, assim como cadáveres de humanos e animais.

Rio Ganges

4. Rio Columbia

É o maior rio da América do Norte e considerado sagrado por ser o local que os salmões usam para fazer sua migração. Infelizmente, a construção de represas pelo governo americano teve grande impacto na fauna do rio, diminuindo drasticamente a migração do peixe.

Rio Columbia

5. Rio Yamuna

O Yamuna é um dos sete rios sagrados da Índia. Ele nasce no Himalaia bastante limpo, mas durante o seu percurso acaba absorvendo quantidades enormes de lixo industrial, agrícola e de esgoto, se transformando no rio mais poluído do país.

Rio Yamuna

6. Rio Osun

O Rio Osun (também conhecido como Oxum) está localizado na Nigéria e é nomeado como um dos mais famosos Orixás. Oxum foi uma das esposas de Xangô e é orixá dos rios, das cachoeiras, da riqueza e do amor.

Rio Osun

7. Rio Whanganui

O Whanganui fica na Nova Zelândia e é também chamado pelos maoris de Te Awa Tupua. É considerado pelos locais como um ancestral vivo, com quem eles têm uma forte conexão espiritual.

Foi por causa disso que em 2017 o Whanganui foi o primeiro rio a ter personalidade jurídica. Isso significa que ele pode ser defendido através de processos judiciais por advogados da tribo e do governo.

Rio Whanganui

8. Rio Bagmati

O Rio Bagmati está localizado no Nepal, atravessando o Vale de Catmandu, e é considerado sagrado tanto por budistas quanto para hindus. 

Sua importância religiosa para os hindus se destaca especialmente pelos ritos funerários da religião. De acordo com a tradição hinduísta, o corpo deve ser mergulhado três vezes no Rio Bagmati antes da cremação, e depois as cinzas do morto devem retornar para o rio.

Rio Bagmati

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.