Estilo de vida
28/01/2019 às 06:01•2 min de leitura
O ano de 1969 foi tão importante que dividimos a lista sobre os acontecimentos marcantes do período – e que agora completam 50 anos – em três partes. Esta é a conclusão das memórias desse fim de década marcante. Confira, também, a primeira e a segunda parte desse tema.
Dois anos após ser solto da cadeia, Charles Manson começou um grupo que ficou conhecido como Família Manson. O ato mais marcante deles foi o assassinato de 5 pessoas na casa do diretor Roman Polanski, incluindo sua esposa Sharon Tate, grávida de 8 meses na época.
Sem muito alarde, a CBS lançou na manhã de 13 de setembro de 1969, um sábado, um desenho animado que marcou gerações: “Scooby-Doo, Cadê Você?”. Fred, Daphne, Velma, Salsicha e Scooby-Doo resolviam os mistérios mais malucos e se tornaram parte da infância de muita gente.
O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, foi sequestrado em setembro de 1969 por membros do grupo brasileiro de extrema-esquerda chamado Dissidência Comunista de Guanabara. O caso foi contado no livro “O Que é Isso Companheiro?”, de Fernando Gabeira, que participou do sequestro. Também se tornou um longa-metragem indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 1998.
Eleito um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, “Macunaíma” adaptava a obra de Mário de Andrade para os cinemas e trazia Grande Otelo no papel principal.
O 11º álbum dos Beatles e último a ser gravado com os quatro juntos, foi lançado em setembro de 1969. A capa do álbum é uma das mais copiadas da história.
A segunda música mais tocada no Brasil em 1969 foi lançada em agosto daquele ano. Ela foi gravada poucos meses antes de Gilberto Gil se exilar em Londres e é tida como um dos maiores símbolos contra a ditadura militar no país.
A banda britânica Led Zepellin foi formada em 1968, mas apenas em janeiro de 1969 lançou o primeiro álbum, que levava o próprio nome do grupo. O disco trouxe clássicos como “Dazed and Confused”, “Communication Breakdown”, “How Many More Times” e “Black Mountain Side”.
O transatlântico de luxo RMS Queen Elizabeth 2 foi um marco da navegação mundial e teve sua viagem inaugural em 2 de maio de 1969.
Um dos sitcoms de maior sucesso de sua época, “A Família Sol-Lá-Si-Dó” teve cinco temporadas que começaram a ser exibidas em setembro de 1969. Boa parte do sucesso do seriado se deu após o seu fim, em 1975, através das inúmeras reprises.
Chamado de “inimigo número 1 da ditadura militar”, Marighella foi um político e guerrilheiro brasileiro que morreu em um emboscada em São Paulo, no dia 4 de novembro de 1969.