Pontos de ônibus viram parques em miniatura para abelhas na Holanda

13/08/2019 às 10:002 min de leitura

Você sabe da vital importância das abelhas para o meio ambiente, certo? E também deve saber que, em muitos lugares pelo mundo, em especial nas áreas urbanas, esses vitais polinizadores estão desaparecendo. Pois a localidade holandesa de Utrecht decidiu converter os telhados de centenas de pontos de ônibus em parques em miniatura para atrair e servir de refúgio para a biodiversidade local.

Jardins suspensos

Segundo Mike Colagrossi, do site Big Think, mais de 300 paradas de ônibus foram cobertas com grama e determinadas espécies de suculentas com o objetivo de oferecer mais áreas verdes para insetos – especialmente abelhas e borboletas –, cuja população se encontra em forte de declínio em meio ao concreto e asfalto da cidade.

Esses insetos, conforme mencionamos antes, desempenham um papel vital na polinização de inúmeras plantas e cultivos – mas eles estão desparecendo, sobre tudo por conta da perda de habitat e do uso indiscriminado de pesticidas. No entanto, as abelhas, principalmente, são parte integrante dos ecossistemas locais e sua ausência pode ter impacto bastante negativo sobre as economias. Então, as autoridades decidiram criar esses novos jardinzinhos urbanos para que eles funcionam como pequenas áreas de proteção e ajudem a preservar a existência desses e outros animais.

(Fonte: Euronews / Gemeente Utrecht / Barbra Verbij Fotografie / Reprodução)

Além disso, a iniciativa também tem como objetivo mitigar alguns dos efeitos das variações climáticas resultantes do aquecimento global, como as chuvas mais constantes que vêm sendo registradas na região de Utrecht. Isso porque, ademais de absorver parte da água, esses pequenos parques suspensos aumentam as áreas verdes da cidade, ajudam a manter as temperaturas mais amenas e podem melhorar a qualidade do ar, uma vez que as plantas escolhidas para fazer parte dos jardins em miniatura filtram o ar e capturam partículas de poeira.

E o bacana é que a manutenção desses espaços é mínima – e a cidade deverá ganhar uma frota de 55 ônibus elétricos até o final do ano que serão abastecidos com energia gerada por moinhos de vento da região, ajudando a reduzir as emissões. Outra iniciativa é que a Utrecht começou a oferecer incentivos para que a população converta os telhados de suas residências em parques com o propósito de tornar a localidade mais verde e sustentável. Pequenas mudanças que podem fazer muita diferença.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: