Quantos esqueumorfos você já viu hoje?

Quantos esqueumorfos você já viu hoje?

Último Vídeo

Uma matéria minimamente curiosa sobre os famosos esqueumorfos, publicada pela BBC News, está dando o que falar. Isso mesmo, famosos! Mas você deve estar pensando: “mas eu não sei o que são”. Fique tranquilo, a gente te explica. Sem mais delongas, o esqueumorfo é uma prática do design que utiliza determinado símbolo ou forma apenas pelo seu caráter histórico, sem uma necessidade real aparente.

O melhor exemplo desse conceito são os rebites de metal que estão nos bolsos das suas calças jeans. Você sabe qual é a função deles hoje? Nenhuma. Mas quando essa peça foi idealizada, há muitos anos, com os tecidos muito grossos, havia a necessidade de aplicação desse detalhe para que o pano ficasse seguro, além do uso apenas da linha de costura. E para manter o que virou tradição, o pequeno esqueumorfo continua sendo aplicado.

Fonte: Pixabay

Se pensarmos em outro exemplo prático de esqueumorfos, podemos pensar nos adornos colocados nos capôs de alguns carros, como os Rolls Royce. Na prática, não há uma função para eles além de manter a sua história e tradição da marca para os amantes de veículos.

Fonte: Pixabay

Mas se você pensa que os esqueuformos são apenas coisas do passado, engana-se. No design, esse conceito continua em aplicação para fazer ligações entre o mundo real e o virtual. Exemplo disso são os ícones de lixeira e da câmera, que representam os objetos reais para que você entenda as suas funções virtuais.

Fonte: Pixabay

Você conhece outros exemplos de esqueumorfos? Compartilhe nos comentários.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.