Blue Monday: por que hoje é o dia mais triste do ano?

Blue Monday: por que hoje é o dia mais triste do ano?

Último Vídeo

A segunda-feira já não é um dia muito feliz para muitos. Segundo o psicólogo britânico, Cliff Arnall, da Universidade de Cardiff, no País de Gales, hoje (20) é o dia mais triste do ano na Grã-Bretanha, conhecido como "Blue Monday" (expressão que significa algo como "segunda-feira deprê").

Cliff criou uma fórmula matemática em 2005 que analisa a estação do ano (clima), as dívidas realizadas no Natal, salário, a queda de motivação e a necessidade de tomar medidas. A partir disso, ele determinou que a terceira segunda-feira do ano é a pior de todas.

Assim, o acúmulo de gastos com presentes e viagens no fim (e do começo) do ano, a ausência do clima festivo, da família reunida e a volta ao trabalho fazem parte dos vários motivos para a existência da data. E para os habitantes do hemisfério Norte, o clima de extremo frio também é uma variável importante para o descontentamento, assim como o calor excessivo para os moradores do Sul.

Nem tudo é cinza

(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Para compensar toda a tristeza da Blue Monday, Arnall criou outra equação para calcular o dia mais feliz do ano para os britânicos. E segundo ele, é a última sexta-feira do mês de junho, que dá início ao verão europeu e a chegada das férias, que aumentam as atividades ao ar livre e a exposição ao sol.

Vale lembrar que todo esse estudo é uma pseudociência, então nada disso é comprovado, porém, até que faz sentido, não é mesmo? E o que vocês acham? Como está sendo a segunda-feira de vocês?  

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.