5 ações que podem salvar a sua vida — ou a de outras pessoas

17/04/2024 às 09:003 min de leituraAtualizado em 22/04/2024 às 11:47

A vida está cheia de ocorrências que nunca imaginamos, mas que podem acontecer num piscar de olhos. Por isso, estar atento a certos problemas — e saber como reagir a ele — pode ser fundamental para a sobrevivência.

1. Cuidado com o cheiro de peixe!

Cheiro de peixe pode ser um mau sinal. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)
Cheiro de peixe pode ser um mau sinal. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Se você não está cozinhando ou preparando um peixe em casa, é bom ficar atento à situação e, de preferência, ficar longe desse lugar. A razão? Simples, o cheiro de peixe pode ser o indicativo de que está havendo um incêndio elétrico no local.

Isso acontece porque os produtos envolvidos na fiação elétrica, quando começam o processo que antecede o fogo, exalam um cheiro parecido com o odor dos peixes, o que é um sinal para você sair correndo o mais rápido possível.

2. Não saia do carro!

Não saia do carro se tiver fios expostos. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)
Não saia do carro se tiver fios expostos. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Se você bater em um poste e ele cair em cima do seu carro, não saia dele. Se presenciar isso acontecer, grite para quem estiver dentro do automóvel não sair (faça essa ação em segurança, claro). Agir assim é crucial para salvar a sua vida ou de outras pessoas por uma questão prática: ao sair do veículo, a chance de ser atingido por um fio de alta tensão é alta — e mortal. 

Obviamente que, caso haja o risco de incêndio, será preciso deixar o carro. A única forma correta de sair é pular do carro sem tocar na estrutura e com os dois pés juntos, além de caminhar em passos curtos

A razão é que, ao sair do carro, existe a chance da pessoa tocar na estrutura do carro e no solo simultaneamente, transformando-se num condutor de eletricidade. O resultado será uma queimadura cruel. 

Além disso, a área ao redor do veículo pode estar energizada, necessitando que você caminhe lentamente e com os pés juntos. Especialistas informam que, quanto mais longe estiverem os pés, maiores são as chances de corrente viajar pelos pés afastados.  

3. Panela em chamas? Nunca coloque água

Nunca jogue água numa panela em chamas. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)
Nunca jogue água numa panela em chamas. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

A influenciadora Adriana Lua ficou conhecida no TikTok por contar seu drama de ter tido 40% do corpo queimado num acidente de cozinha. O acidente ocorreu quando Adriana jogou água numa panela em chamas, resultando numa explosão que a marcou para sempre. 

Ao jogar água numa panela em chamas, a água vai rapidamente sair do estado líquido para o gasoso, formando uma área de vapor que pode causar muito estrago. Além disso, se tiver óleo, esse óleo quente também será ejetado, aumentando os danos. 

O melhor a fazer é manter distância. Se possível, desligue a fonte de gás e espere o fogo baixar. Caso tenha condição segura, cubra com uma tampa para abafar o fogo, o que fará com que ele reduza até ser extinto. 

4. Saiba onde estão todas as saídas

Saiba onde estão as saídas de emergência. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)
Saiba onde estão as saídas de emergência. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

O incidente trágico do incêndio na boate Kiss, que ocorreu em 2013, evidencia a importância vital de conhecer a localização das saídas em um ambiente. Muitas vidas foram perdidas porque várias pessoas, pensando estar se dirigindo para a saída, acabaram entrando nos banheiros.

Por isso, o indicado é sempre buscar memorizar as saídas de um determinado lugar, principalmente se estiver lotado. O efeito manada normalmente faz com que as pessoas sigam as outras na hora do desespero. O problema é que muitas podem estar perdidas e não conseguirão sair antes de uma tragédia acontecer.  

A partir de hoje, ao chegar em qualquer lugar, atenha-se a todas as saídas disponíveis. Esse simples ato pode ser a diferença para a sua sobrevivência e bem-estar. 

5. Conheça a manobra de Heimlich

A manobra de Heimlich pode salvar vidas. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)
A manobra de Heimlich pode salvar vidas. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Segundo dados do Ministério da Saúde, só em 2023, cerca de 2 mil pessoas morreram engasgadas no Brasil. Talvez o número seria outro se mais pessoas soubessem a manobra de Heimlich, uma técnica que consiste em pressionar firmemente a área entre o umbigo e o esterno (osso central do peito), forçando o ar dos pulmões a expelir o objeto, desobstruindo as vias respiratórias de quem está engasgando. 

Para isso, fique atrás da pessoa, envolva seus braços ao redor da cintura dela e pressione rapidamente entre o umbigo e o esterno. Repita até que o objeto seja expelido ou a pessoa recupere a respiração. 

Se for você a pessoa com engasgo e estiver sozinho, pode usar uma superfície firme para aplicar a pressão abdominal contra si mesmo. Após a manobra, busque ajuda médica imediatamente.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: