Bife vegano quase perfeito pode ser feito em impressora 3D

06/07/2020 às 04:002 min de leitura

As pessoas veganas têm muitos motivos para deixar de comer proteína animal, como o fato de ser melhor para o meio ambiente e evitar o sofrimento dos animais. Contudo, muitas pessoas que até concordam com esses argumentos não deixam de comer carne por uma razão bem simples: sabor. 

Uma empresa israelense chamada Redefine Meat talvez tenha a solução para esse problema, pois afirma ter criado um bife apenas com ingredientes vegetais, bastante fiel ao real, com a ajuda de impressoras 3D. 

Aqui mesmo, no Brasil, nós já podemos encontrar nos supermercados vários produtos que imitam carne "de verdade" com certo sucesso. É um segmento que está crescendo no mundo todo e deve valer 8,1 bilhões de dólares até 2026, segundo dados divulgados pela agência de notícias France 24h. Mas a Redefine Meat, com certeza, alcançou outro nível de imitação de carne. 

Um pedaço de Um pedaço de "carne alternativa". Parece real, né?(Fonte: YouTube/Reprodução)

Como é feito o bife impresso em 3D?

O produto, batizado de "Alt-Steak", é formado por três fórmulas — o músculo, a gordura e o sangue —, que são colocadas em uma impressora 3D e dispostas como em um pedaço de carne bovina. 

Cada uma das fórmulas usa ingredientes de origem vegetal, como soja e outros legumes, mas com modificações em laboratório, para obter as mesmas características da carne bovina. Para isso, aliás, a empresa Redefine Meat trabalhou com chefs de cozinha, açougueiro, engenheiros de alimentos e uma companhia suíça de aromatizantes. 

O resultado é aparência, textura, cheiro e gosto extremamente semelhantes aos de qualquer bife que compramos no supermercado. Até o cheiro que sobe pela cozinha quando a carne vai para a panela era uma preocupação da empresa, segundo o CEO.

O processo de produção do Alt-Steak (Fonte: Youtube/Reprodução)O processo de produção do Alt-Steak (Fonte: Youtube/Reprodução)

É mesmo igual à carne "de verdade"?

Em um vídeo promocional da Redefine Meat, um chef de cozinha foi convidado para provar o Alt-Steak e, depois, fazer uma de suas receitas com ele. Embora tenha observado que o processo de cozimento da "carne alternativa"  é um pouco diferente do da natural, o resultado no prato é praticamente o mesmo. 

Segundo ele, oito em cada dez pessoas — principalmente nós, que não somos especialistas — não seriam capazes de notar a diferença. O Alt-Steak até solta aquele mesmo "suco" quando mordemos a carne.

Um prato feito com o bife impresso em 3D(Fonte: Redefine Meat/Reprodução)Um prato feito com o bife impresso em 3D. (Fonte: Redefine Meat/Reprodução)

A Redefine Meat pretende começar a distribuição de seu produto para restaurantes em 2021. Também serão comercializados a impressora 3D e os ingredientes — tudo criado e patenteado pela empresa. Segundo o CEO, além de ser menos agressivo ao meio ambiente e evitar o sofrimento animal, o Alt-Steak é mais saudável, tem menos colesterol e pode ter custo menor que um bife natural.

E você, trocaria sua carne por esse produto?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: