A história do primeiro hotel de luxo flutuante do mundo

10/07/2020 às 04:002 min de leitura

Você já ouviu falar em um hotel luxuoso e que flutua pelo oceano? Não confunda! Não estamos falando de um cruzeiro, mas, sim, um edifício enorme e luxuoso que fica boiando na costa do continente. Este é o caso do, atualmente, Hotel Haegeumgang, que está localizado na Coreia do Norte. Porém, a construção nem sempre teve esse nome ou esteve neste local. 

(Fonte: Light Rocket/Getty Images/Reprodução)(Fonte: Light Rocket/Getty Images/Reprodução)

O início do hotel flutuante

A hospedagem foi construída em Singapura, no final dos anos 1980, e tinha como endereço a costa da Austrália. Mais especificamente, o hotel deveria ficar na região da Grande Barreira de Corais australiana, uma região conhecida pelo belíssimo ecossistema, enormes corais, peixes maravilhosos e que é, segundo a UNESCO, um patrimônio mundial. 

A hospedaria recebeu o nome de John Brewer Floating Hotel e uma construção que contava com: cinco andares de altura, quase 200 quartos, boates, bares, restaurantes, observatório subaquático com 50 lugares, heliponto e, até, uma quadra de tênis. Foi o primeiro hotel flutuante que existiu e era descrito pela Four Seasons, empresa que cuidava do local, como um paraíso no oceano. 

(Fonte: Nguyen Ngoc Chinh/Flickr/Reprodução)(Fonte: Nguyen Ngoc Chinh/Flickr/Reprodução)

As mudanças no hotel

O John Brewer Floating Hotel, infelizmente, passou por inúmeras dificuldades após sua inauguração. A construção precisou destruir muitos corais, que mancharam a imagem do local, e também foi atingida pelo Ciclone Charlie. No final das contas, foram quase US$ 8 milhões de prejuízo somente no primeiro ano. 

Com isso, a hospedaria foi vendida para um grupo japonês e levada para a região de Ho Chi Minh City, no Vietnã. A resposta foi bem diferente no continente asiático, onde teve o nome de Saigo Floating Hotel e sobreviveu por 10 anos. Após esse período, surgiram novos problemas financeiros e ele foi parar na Coreia do Norte

A Coreia do Norte e o fim do hotel

Então, em 1998, o hotel flutuante chegou à costa entre as duas Coreias, na região turística do Mount Kumgang, ali recebeu o nome de Hotel Haegeumgang e funcionou sem problemas por mais 10 anos. Infelizmente, em 2008, um acontecimento deixou o hotel em situação crítica: um turista sul-coreano foi baleado por um soldado norte-coreano. 

O incidente fez a hospedaria fechar até o ano de 2018, quando tentaram reabrir o local. A tentativa foi frustrante e, hoje em dia, existem planos para a demolição do edifício flutuante. O próprio Kim Jong-un visitou o local e criticou a estrutura que, segundo o ditador norte-coreano, não combina com a arquitetura do país. 

(Fonte: Associated Press/Reprodução)(Fonte: Associated Press/Reprodução)

Não se sabe quando, mas o Hotel Haegeumgang deve ser demolido a qualquer momento após viajar por três décadas. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: