Artes/cultura
24/07/2020 às 16:00•2 min de leitura
Quanto mais um animal de estimação confia em seus donos, maiores as chances de agir de maneira despretensiosa, algo que certamente rende momentos bem divertidos. E os gatos não são diferentes; mesmo com seu estilo altivo e descolado, eles também são capazes de se desligar por uns instantes e dormirem em posições super inusitadas.
“Se torcermos nossos corpos como eles, nos sentiremos desconfortáveis ou até com dor, então não podemos dormir nessas posições. A coluna deles gira muito mais do que a nossa, e eles têm discos almofadados especiais entre as vértebras", comentou Celia Haddon, analista comportamental de gatos.
Confira abaixo algumas cenas extremamente fofas de bichanos aproveitando o soninho:
(Fonte: Bored Panda/Reprodução)
(Fonte: Bored Panda/Reprodução)
(Fonte: Bored Panda/Reprodução)
(Fonte: Bored Panda/Reprodução)
Pode parecer que os bichanos apenas "apagaram" nestas posições por puro conforto ou preguiça, mas na verdade, é um gesto de confiança e afeto. Gatos não costumam manter contato com outros animais de quem não gostam, sendo assim, dormir dessa maneira, é um forte indicativo de felicidade e amor.
(Fonte: Bored Panda/Reprodução)
(Fonte: NerdyConspiracyChick /Instagram)
(Fonte: Gabriella's beautiful world in photographs and words/Instagram)
(Fonte: Bored Panda/Reprodução)
(Fonte: Imgur/Reprodução)
(Fonte: Yangsta05/Instagram)
Sem uma clavícula presa à escápula, osso que permite a união de cada membro superior ao tronco, a possibilidade de se contorcer sem sentir dor é uma particularidade adaptativa utilizada pelos gatos.
(Fonte: Midorimushi8969/Instagram)
(Fonte: Reddit/Reprodução)
(Fonte: Imgur/Reprodução)
Além disso, gatos tendem a dormir encostados em outras criaturas calorosas em épocas mais geladas, a fim de compartilhar temperaturas mais agradáveis e evitar o desconforto de ambientes frios. "Se estiver gelado, os gatos amigos provavelmente dormem com seus corpos se tocando", concluiu Haddon.