
Estilo de vida
20/08/2020 às 10:00•2 min de leitura
Enquanto caçadores descansam planejando sua próxima presa nas terras do Zimbábue, um grupo paramilitar organizado por mulheres não descansa até conseguir manter seguras as zonas selvagens de seu país. Conhecida como Akashinga (As valentes, em tradução livre), a patrulha é formada por jovens que, em situação de abandono, maus-tratos e abusos, encontraram uma oportunidade de se fortalecerem.
A unidade foi criada em 2017 pelo inglês Damien Mander, ex-soldado do exército australiano e atual diretor da Fundação Internacional Contra a Caça Furtiva (IAPF), que decidiu dar suporte às mulheres em situação de vulnerabilidade no Zimbábue para que se tornem guardas florestais e ganhem seu sustento protegendo a vida selvagem. "Procuramos criar uma oportunidade para as mulheres mais marginalizadas em uma das regiões mais específicas e um dos países mais pobres do continente", comenta ele.
(Fonte: IAPF/Reprodução)
Desde a criação, o grupo já ajudou a reduzir o combate animal em cerca de 80%, realizando a prisão de quase 200 caçadores. "Essas mulheres alcançaram o que poucos exércitos conseguiram ao longo da história: conquistar o coração e a mente da população local. Se for dada a oportunidade, as mulheres mudarão a face da conservação [de animais] para sempre", disse o diretor da IAFP.
(Fonte: IAPF/Reprodução)
A IAPF já recrutou mais de 240 mulheres, com planos para ajudar 1 mil patrulheiras até 2025 e proteger cerca de 20 reservas florestais. No momento, o grupo combate a caça ilegal em cinco reservas locais, abrangendo 4 mil quilômetros quadrados de área.
As patrulheiras africanas inspiraram o renomado cineasta James Cameron, de Avatar, a produzir Akashinga: The Brave Ones, um documentário que exibe a pesada rotina de treinos, a relação entre as integrantes e a força de vontade das mulheres, que mostram que se tornar guardas florestais e proteger as selvas não é um privilégio exclusivo de homens.
(Fonte: National Geographic/Divulgação)
Representando uma história real e inspiradora, o longa publicado pela National Geographic tem planos de ser disponibilizado em 171 países até o fim de 2020, ganhando tradução para 43 línguas.
Caso queira assistir ao documentário na íntegra, basta reproduzir o vídeo a seguir.
Famoso teórico de sistemas desenvolve nova teoria da mudança de fase planetária e prevê ponto de virada histórico para a humanidade.
Ninguém sabe ao certo o que explica esse aumento da infelicidade entre os jovens adultos.
Sob a beleza gelada, perigos ocultos como fendas e rios subterrâneos podem surpreender os aventureiros desavisados.
Estudo buscou entender em que aspectos homens e mulheres se sentem injustiçados em relação ao sexo oposto.
Condenações injustas já estragaram a vida de muitas vítimas e de seus familiares.
Chega de dar a volta no posto quando o tanque não está onde você imaginava. Vamos te ensinar um truque simples para evitar essa saia justa!
Estudo feito na Califórnia avaliou os efeitos do repasse de uma renda básica para 695 famílias.
Às vezes, a vida parece nos pregar peças, e um simples atraso pode ser o que separa a sorte do destino trágico.
Especulação imobiliária e captura do mercado por grandes investidores despertou um vício nas pessoas em procurar por casas online sem a intenção de compra.