Conheça a comida sul-coreana que tem cheiro de banheiro público

26/09/2020 às 05:002 min de leitura

A Ásia é conhecida por suas comidas exóticas que, principalmente para o público ocidental, podem ser muitas vezes intragáveis. Cheios de especiarias únicas e carnes de animais que nunca se pensou que seriam comestíveis, os povos asiáticos sabem trazer uma experiência diferente ao paladar, mas no caso do prato sul-coreano hongeo, pode-se dizer que eles foram longe demais.

Típica da província de Jeolla, a "iguaria" é descrita como uma receita de carne de arraia que tem um cheiro muito parecido com "banheiro público ou roupa molhada". O odor pungente é capaz de permanecer por horas na boca e nas roupas de quem consome o prato, sendo um desafio gastronômico não somente comer a carne por inteira, mas ter que aguentar o fedor desagradável por um longo tempo.

O cheiro é resultado de uma emissão de amônia que ocorre depois do cozimento, quando a arraia está no ponto para ser digerida. A situação que o cliente pode se encontrar após experimentar o hongeo é tão séria que diversos restaurantes recomendam a utilização de sacos plásticos para cobrir as roupas e o restante da pele, com receio das pessoas saírem tão fedorentas quanto a comida que estão provando.

Apesar da propaganda negativa que o próprio país possui sobre esta comida, ela é muito famosa entre a população sul-coreana, que já está acostumada ao odor emitido pela carne de arraia. Segundo a NPR, cerca de 11 mil toneladas de hongeo são servidas por ano, com diversos restaurantes especializados na iguaria e servindo das mais diversas formas, porém com as mesmas características duvidosas.

É tudo questão de jeito

De acordo com especialistas em gastronomia, existe uma forma objetiva de comer o prato que pode facilitar bastante sua ingestão e tornar a experiência um pouco menos desagradável. “Você tem que pegar o hongeo, respirar pela boca e depois pelo nariz. Depois disso, é só comer”, diz Sue Ahn, uma importante crítica gastronômica local, afirmando que o sabor gostoso da carne surge após a quarta tentativa de mastigação.

Conhecida por urinar pela própria pele e ter um processo de quase um mês de marinação antes do cozimento, a arraia já é exótica por si só. Mas nesse caso, é um tremendo de um desafio.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: