Seja o primeiro a compartilhar

Bailarina com Mal de Alzheimer relembra coreografia por meio da música

Um vídeo publicado no YouTube no final do mês passado tornou-se viral e está emocionando muitas pessoas pelo mundo. Nele, uma ex-bailarina do Ballet de Nova York, sofrendo de demência, é transportada a uma viagem virtual ao ouvir o balé dramático O Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, em fones de ouvido.

A espanhola Marta C. González tornou-se a primeira bailarina do Ballet de Nova York na década de 1960. Quando o vídeo foi realizado, ela estava num lar para idosos da cidade de Valência, na Espanha, e sofria de Alzheimer.

A experiência foi realizada pela organização Música Para Despertar, que promove o uso da música para estimular a memória de pacientes com demência. O diretor da fundação, Pepe Olmedo, disse a um site espanhol que o encontro com Marta ocorreu por acaso, e foi surpreendente.

O Lago dos Cisnes, 53 anos depois

A cena é emocionante. Em sua cadeira de rodas, Marta coloca os fones de ouvido e começa a relembrar os passos da coreografia que muito ensaiou e dançou em 1967, quando foi protagonista do balé, cujas imagens foram resgatadas e são mostradas no vídeo. 

No final da apresentação, que dura alguns minutos, aplausos explodem no lar de idosos. A instituição Música para Despertar destaca o poder “incomensurável” da música como ferramenta para revisitar a autoexpressão e o reconhecimento da memória, mesmo em casos graves de demência.

Marta faleceu no ano passado. O vídeo está sendo republicado para celebrar o aniversário de um ano da morte da grande bailarina. Ao assisti-lo, o ator espanhol Antonio Banderas compartilhou-o no seu perfil no Facebook com a inscrição: “Que essas imagens sirvam como um reconhecimento de sua arte e de sua paixão”.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER