Esportes
29/11/2020 às 08:00•3 min de leitura
Uma receita norte-vietnamita divulgada no Instagram tem chamado a atenção pela bela apresentação do prato, mas também pela peculiaridade do ingrediente principal: é o cha ruoi, omelete de verme de areia, um anelídeo de cinco centímetros que os degustadores afirmam conferir um sabor de caviar à iguaria.
A “iguaria” é um prato típico do Vietnã do Norte, e é vendido todos os anos em barracas de comida de rua em Hanói e outras cidades. O cha ruoi é um omelete bem-passado misturado com ervas. O segredo do seu sabor, no entanto, se deve a uma textura carnuda com sabor de frutos do mar: os vermes de areia.
A receita é simples: ovo batido, casca de tangerina, cebola, tempero endro e especiarias. Depois, é só adicionar vermes a gosto e preparar. O resultado é uma omelete com aparência comum, mas com um sabor viciante do qual os fãs não enjoam nos meses que antecedem o inverno.
O verme palolo não é uma exclusividade vietnamita, mas pode ser encontrado em diversos países asiáticos da costa do Oceano Pacífico, como a China, Japão, Indonésia e Samoa. O fato de serem consumidos de forma sazonal pode ser explicado pelos seus hábitos de acasalamento.
O verme palolo não é capturado de forma inteira para o consumo, pois eles se reproduzem por epitoke, um processo no qual se tornam sexualmente maduros desenvolvendo segmentos na sua porção posterior, que aumentam de tamanho até que o verme possa se dividir em duas metades.
As metades posteriores dos epitokes contém óvulos e espermatozoides que, na época do acasalamento (nono e décimo meses do calendário lunar), separam-se do verme e sobem à superfície num comportamento chamado swarming, que consiste em reunir indivíduos da mesma espécie para aumentar a taxa de fertilização.
Antes de serem adicionados à omelete de cha ruoi, os vermes de areia devem ser fervidos para tirar os tentáculos e o cheiro de marisco. Este último também pode ser “disfarçado” pela casca de tangerina e pelas ervas picantes. Como nem todos têm paladar e olfato para a iguaria, e às vezes nem visão, reações extremas são comuns: de êxtase ou de vômito.