14 navios já ficaram presos no Canal de Suez… por oito anos

26/03/2021 às 10:002 min de leitura

Um navio cargueiro encalhou na última quarta-feira (24) no Canal de Suez, no Egito, após um forte tempestade de areia na região. Com 400 metros de comprimento e 200 mil toneladas, o cargueiro está "preso" na diagonal do canal, provocando um engarrafamento com mais de 150 navios, que aguardam para passar por Suez. A situação parece ruim... mas já foi pior.

Em 1967, em meio a uma relação conturbada, EgitoIsrael entraram em guerra. Como resposta, o governo egípcio tomou a iniciativa de bloquear o Canal de Suez com destroços e explosivos, no intuito de paralisar a economia israelense. Resultado: 14 navios de carga estrangeiros ficaram presos no canal por oito anos.

Entre os "encalhados" estavam navios britânicos, franceses, americanos, alemães, suecos, búlgaros, poloneses e tchecoslovacos, que assistiram os dois países trocando tiros sobre as navegações.

frota amarela14 navios cargueiros de diferentes nacionalidades ficaram presos no Canal de Suez, em 1967. (Reprodução/Al Jazeera)

“O primeiro mês foi como um feriado. O segundo mês foi muito difícil. No final do terceiro mês, foi terrível", conta o capitão do navio polonês, Miroslaw Proskurnicki ao New York Times. Sem ter para onde ir, as navegações decidiram deixar de lado as diferenças culturais, atracaram juntas e formaram a chamada "Frota Amarela", uma referência à areia que se acumulava na parte superior dos navios.

Frota Amarela

Foi a partir daí que a Frota Amarela começou a funcionar como uma ‘’micronação’’. Cada navio era responsável por um "setor". Enquanto os britânicos preparavam partidas de futebol, o polonês serviu como correio, outro como hospital e assim por diante.

Eram realizadas corridas de vela, competições de esqui aquático - em prancha de surfe puxada por um bote salva-vidas -, bingo e competições de natação. Durante o Natal, montaram uma grande árvore colaborativa e colocaram um piano em um pequeno barco, que passava de navio em navio para uma pequena serenata.

canal de suez

Em 1975, a aventura de quase uma década acabou. Aproximadamente 750.000 explosivos foram removidos com sucesso do Canal de Suez, possibilitando a fuga dos navios e declarando o fim da Frota Amarela.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: