Por que gatos gostam de mastigar plásticos? E como corrigi-los?

25/04/2021 às 05:002 min de leitura

Quem convive cotidianamente com gatos sabe que quando eles não estão fazendo suas travessuras, como pular nas camas e sofás, ou dormir em cima do seu teclado de computador, geralmente estão quietinhos mastigando plásticos, canudos, embalagens de leite, persianas e outros materiais potencialmente perigosos para eles.

Um dos motivos para esse tipo de degustação imprópria é que eles acham essas coisas saborosas. As sacolas de supermercado, por exemplo, às vezes são feitas com amido de milho ou gelatina, o que as torna biodegradáveis, mas também pode lhes acrescentar um saborzinho e, se transportaram algum tipo de alimento, ainda guardam um aroma convidativo.

Fonte: Nensuria/iStock/Getty Images/ReproduçãoFonte: Nensuria/iStock/Getty Images/Reprodução

Mas não se trata apenas de uma sensação gustativa. As sacolas plásticas podem oferecer também um alívio para o estresse, pois o barulho do plástico quando é pressionado, ou a sensação de deslizamento, podem funcionar como prazeres sensoriais para os bichanos.

Mas é bom ficarmos atentos, porque mastigar objetos de plástico que não têm gosto pode ser sinal de uma doença chamada síndrome de pica, que também afeta seres humanos, e se caracteriza por uma vontade incontrolável de comer coisas que não são nutritivas.

Perigos de mastigar plásticos e maneiras de eliminar o vício

Fonte: Cats/Love to Know/ReproduçãoFonte: Cats/Love to Know/Reprodução

Também chamada de picacismo ou alotriofagia, o transtorno tem causas psicológicas nos humanos, mas, quando atinge os gatos, pode também indicar problemas dentários, alguma espécie de distúrbio gastrointestinal ou ansiedade, talvez para se adaptar a uma situação nova de vida, ou a algum novo habitante da casa.

Embora nem toda mastigação de plásticos por gatos tenha algo a ver com doenças, é certo que o hábito certamente vai causar algum tipo de distúrbio., como problemas estomacais ou bloqueios intestinais que acabarão por demandar cuidados veterinários.

Fonte: My Modern Met/ReproduçãoFonte: My Modern Met/Reprodução

Para evitar esses possíveis problemas, uma primeira providência é manter os sacos de plástico fora do alcance do seu gato. Para suprir a necessidade que ele tem de mastigar e morder coisas, ofereça algumas alternativas, como a erva de gato, o catnip, que corretamente usado pode trazer grandes benefícios para o animal, estimulando-o a brincar bastante, se entreter e aliviar o estresse.

A erva age principalmente através do cheiro e pode ser colocada no arranhador, em varinhas ou nos brinquedinhos favoritos do seu gato.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: