Hoje é Dia do Escoteiro: conheça a origem deste movimento

23/04/2021 às 03:302 min de leitura

Hoje, 23 de abril, é o Dia do Escoteiro, data escolhida pelo fundador do Movimento Escoteiro, Robert Baden-Powell (B-P) para homenagear o santo patrono do Escotismo, São Jorge. Embora Jorge da Capadócia não seja mais santo, continua sendo referência para todos os escoteiros no mundo. B-P considerava que agir como São Jorge (enfrentando corajosamente o dragão) é a maneira pela qual um Escoteiro deve enfrentar os perigos e dificuldades.

Fonte: FreepikFonte: Freepik

Dessa forma, quando fundou o Movimento Escoteiro, o ex-militar inglês o fez com a firme convicção de que estava criando um movimento educacional e também uma ferramenta prática para ensinar aos jovens alguns valores importantes, como cordialidade, educação, disciplina, honestidade e respeito. Tanto aos familiares, quanto também aos amigos, professores, animais e natureza.

Antes de ensinar suas famosas técnicas de sobrevivência em ambientes com poucos recursos, Baden-Powell estipulou que cada escoteiro deve praticar pelo menos uma boa ação por dia. Isso faz com que cada jovem que ingressa no Movimento Escoteiro receba lições práticas de cidadania, sabendo agir de forma digna face às diversas adversidades da vida.

O lobo que nunca dorme

Fonte: Escoteiros do Brasil/ReproduçãoFonte: Escoteiros do Brasil/Reprodução

Feito coronel jovem, aos 33 anos de idade, B-P decidiu compartilhar com seus camaradas os aprendizados que lhe garantiram a fama de “Impisa” (o lobo que nunca dorme). Assim, escreveu o livro Ajudas à Exploração Militar em 1894, dando dicas de como seguir pistas, explorar o meio ambiente e técnicas para a vida em campo.

O que o herói inglês (da guerra Mafeking, na África) não contava foi com o enorme interesse dos jovens em aprender e repetir todas aquelas técnicas ensinadas em seu livro, que passaram a ser adotadas por diversas escolas britânicas. B-P decidiu filtrar aquelas experiências para um guia que pudesse ser realmente utilizado na educação e formação de jovens. Daí nasceu o Escotismo.

Fonte: PixabayFonte: Pixabay

No dia 1º de agosto de 1907, foi realizado o primeiro acampamento escoteiro da história: B-P levou 20 rapazes para a ilha de Brownsea, no Canal da Mancha e, durante oito dias, aplicou na prática e ao ar livre todas as suas ideias sobre vida em equipe, com acampamentos, fogueiras, jogos, rastreamento, dedução e observação, primeiros socorros, alimentação e boas ações.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: