Seja o primeiro a compartilhar

Por que é importante plantar flores em sua horta?

Em uma entrevista publicada no último domingo (2), na revista Popular Mechanics, a especialista em produção de plantas da fazenda orgânica do Rodale Institute, Maggie Saska, deu algumas dicas sobre como fazer um plantio companheiro de flores e verduras em canteiros comuns.

1. Muita atenção à floração!

Fonte: PixabayFonte: Pixabay

Para que flores e verduras sejam verdadeiramente companheiras, é preciso que a floração das plantas ocorra ao mesmo tempo que a das verduras. Se as flores não aparecerem até duas semanas após a floração das hortaliças, elas não irão se beneficiar desse consórcio. Para conferir a data das florações, basta conferir nos pacotes de sementes.

2. Observar a forma da flor

Fonte: DansPhotoArt/Flickr/ReproduçãoFonte: DansPhotoArt/Flickr/Reprodução

É preciso estar atento que flores que atraem beija-flores não atraem abelhas ou vespas úteis. O formato de cada flor facilita ou dificulta o acesso dos diferentes insetos ao néctar e ao pólen. Conforme Saska, as abelhas e outros polinizadores importantes são atraídos por flores com formas compostas, como zínias, cosmos, margaridas, girassóis e flores-cônicas roxas.

3. Plante flores de forma espaçada

Fonte: David Beaulieu/The Spruce/ReproduçãoFonte: David Beaulieu/The Spruce/Reprodução

Em vez de agrupar as flores em um canteiro único, semeie por todo o jardim. Embora o ideal seja adotar um método, a forma vai depender de cada cultivador: uns podem intercalar uma fileira de flores com outra de vegetais, outros preferem usar as flores para demarcar onde começa uma cultura e termina outra, ou simplesmente fazer uma “moldura” em volta do canteiro de verduras.

4. Considere a altura das flores e dos verduras

Fonte: PexelsFonte: Pexels

É muito importante que suas flores e seus verduras não “briguem” entre si pela luz solar. Para que isso aconteça, é preciso escolher flores de baixo crescimento. Mas, se a cultura for do tipo que necessita de sombra, como alfaces por exemplo, podem ser escolhidas flores mais altas.

5. Comece o cultivo de forma elementar

Fonte: PixabayFonte: Pixabay

A dica de Saska para iniciantes é que comecem trabalhando com flores anuais (zínias, calêndulas, petúnias, girassóis, entre outras), pois essas espécies crescem facilmente e produzem muitas flores. Não se pode descuidar também das flores perenes nativas, que atraem mais abelhas. É preciso consultar especialistas em polinizadores para saber quais plantas da região são mais amigáveis.


Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.