Primavera chegou: como as flores sabem que é a hora de florescer?

Primavera chegou: como as flores sabem que é a hora de florescer?

Último Vídeo

A primavera de 2017 começa oficialmente às 17h20 desta sexta-feira, 22 de setembro. De agora até dezembro, as ruas estarão mais belas e coloridas, já que uma infinidade de plantas aproveita essa estação para florescer. Agora, fica a dúvida: como elas sabem que essa é a época certa do ano para mostrar sua exuberância?

Tudo isso é responsabilidade de apenas um gene, chamado de APETALA1. É através dele que se desencadeia todo o florescimento das plantas que o possuem em estado ativo. Quando ele é inativo, a planta tem uma florescência muito menor ou até menos inexistente, trocando as cores por novos brotos de folhas.

Já esse processo de desabrochar das flores necessita de mais de mil outros genes, mas eles só entram em atividade depois do comando dado pelo APETALA1. Primeiro, ele manda sinal para o meristema parar a produção de novas folhas. O meristema é um tecido vegetal responsável pelo crescimento e desenvolvimento das plantas.

O Grande Gatsby

Acontece que esse start acontece em períodos diferentes para cada planta, sendo influenciado por fatores como o clima, a incidência de luz solar e a temperatura. O APETALA1 normalmente identifica o início da primavera para esse início do período propício para a floração, já que todos os fatores climáticos dessa estação combinam para o desenvolvimento vegetal.

Um dos estudos atuais da engenharia genética é entender mecanismo para ativar o APETALA1 em outras épocas do ano para que tenhamos árvores floridas em estações diferentes. Isso seria bom para quem vive de jardinagem e paisagismo, mas será que pode ser algo bom para a natureza? Teremos que esperar para ver...

Uma flor rosa em um campo

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.