Ciência
10/05/2021 às 05:55•2 min de leitura
O Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus é comemorado nesta segunda-feira (10) como parte do "Maio Roxo", campanha com o objetivo de conscientizar e incentivar o diagnóstico precoce da doença. O Lúpus afeta principalmente mulheres entre 15 e 45 anos, é auto-imune e não tem cura.
Os sintomas variam, com sinais como fadiga, febre, rigidez muscular, erupções cutâneas, problemas de memória e perda de cabelo. Já os sintomas mais graves incluem anemia, tireoide, osteoporose, inflamação nos rins, problemas pulmonares e gastrointestinais.
No entanto, especialistas afirmam que é possível ter uma vida praticamente normal com os medicamentos adequados. Até mesmo as celebridades conseguem conciliar a doença com a vida em frente aos holofotes. Confira seis artistas diagnosticados com lúpus:
A atriz e cantora norte-americana é uma das personalidades mais conhecidas com a doença. Em 2017, Selena precisou passar por um transplante de rim - que, inclusive, foi doado por sua melhor amiga. A cantora já foi obrigada a cancelar turnês inteiras e passar por quimioterapia devido ao lúpus.
Ver essa foto no Instagram
A cantora Lady Gaga descobriu em 2010 que tem lúpus mesmo sem apresentar nenhum sintoma. A protagonista de Nasce uma Estrela chama atenção para a conscientização do tema e já contou que sua tia inclusive morreu da doença.
O rapper e ator Nick Cannon apresentou sintomas como insuficiência renal e coágulos sanguíneos nos pulmões em 2012 quando foi diagnosticado com a doença. Cannon explica é uma condição suportável, mas é preciso garantir algumas mudanças no estilo de vida, como dietas mais saudáveis e manter uma forte rede de apoio.
A cantora descobriu ter lúpus quando precisou ser internada devido a inflamações no rim. Hoje, Braxton apoia diversas iniciativas com o objetivo de divulgar mais informações sobre a doença.
No final dos anos 70, o rei do pop foi diagnosticado com lúpus eritematoso - que causa principalmente fadiga, dor nas articulações e erupção malar. Foi apenas em 2007 que a informação se tornou pública.
Seal foi um compositor inglês muito premiado e também lembrado por suas marcas características no rosto. As cicatrizes foram causadas pelo lúpus, diagnosticada pelo cantor aos 21 anos. Além disso, Seal também perdeu cabelo.