Qual é a melhor maneira de guardar café?

23/05/2021 às 09:002 min de leitura

Tomar um bom café é ótimo para nos manter com energia, mas também porque o sabor da bebida pode ser muito delicioso — quer dizer, isso se o café estiver guardado de forma apropriada. Afinal, quem nunca se surpreendeu negativamente com um café que exalava aquele aroma e parecia ser delicioso, mas tinha gosto de velho e rançoso?

Nesse sentido, algumas pessoas procuram guardar o café em potes bem fechados e há até quem tenha o costume de congelar o pó ou os grãos, acreditando que isso manterá o produto mais bem conservado. Mas qual técnica de armazenamento é a melhor para que o café fique gostoso por mais tempo?

De acordo com a National Coffee Association (associação da indústria cafeeira dos Estados Unidos), é importante guardar o café em um pote ou saco a vácuo, já que o oxigênio é um dos fatores que prejudica o sabor da bebida. Além disso, é importante que o local de armazenamento não seja transparente, para proteger o café da luz. 

Imagem: Zarak Khan/UnsplashImagem: Zarak Khan/Unsplash

No armário ou na geladeira?

A associação explica, também, que é importante escolher um local com temperatura agradável para manter o café — um armário próximo do fogão ou onde bata muito sol pode não ser o mais adequado. Mas guardá-lo na geladeira ou congelá-lo no freezer, como algumas pessoas fazem, é tão prejudicial quanto o calor, por conta da umidade.

Se você quiser mesmo congelar seu café — o que pode mantê-lo fresquinho e com todo sabor por até um mês —, divida-o em porções individuais. Assim, você evita o processo de descongelamento e recongelamento que gera condensação e causa umidade. 

Por fim, a National Coffee Association reitera que, sim, o café moído perde o frescor mais rápido que o café em grãos — afinal, há uma superfície maior em contato com o oxigênio para estragá-lo. Contudo, os grãos também começam a perder frescor logo após serem torrados. Então, é importante seguir as dicas de como guardar o café em ambos os formatos. A gente espera que, com essas sugestões, o seu café fique ainda mais fresquinho e gostoso!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: