12
Compartilhamentos

O que significa o gênero não-binário de Demi Lovato?

Na última quarta-feira (19), a atriz e cantora Demi Lovato revelou que se identifica como uma pessoa não-binária. Por meio de um vídeo postado em seu Twitter, ela contou aos fãs que a mudança só foi possível após muitas reflexões em torno do assunto.

Segundo Lovato, o gênero não-binário é o que melhor define sua identidade. "Me permite sentir mais autenticidade e verdade com a pessoa que sou, conheço, e que ainda estou descobrindo”, afirma. Ela conta que está mudando seus pronomes e que não quer mais ser referida como "ela" ou "ele", e sim como "els".  "Quero deixar claro que ainda estou aprendendo. Não quero dizer que sou especialista. Sei que essa vai ser uma conversa nova para muitos", explicou a ex-estrela da Disney.

Mas afinal, o que significa ser uma pessoa não-binária?

Resumidamente, o gênero não-binário engloba pessoas que não se identificam exclusivamente como homem ou mulher. Por isso, é uma identidade que questiona a ideia restrita de feminino ou masculino. Outra questão levantada no Twitter após a revelação de Demi Lovato foi: então ela é uma pessoa transgênero?

Oficialmente, sim. Isso porque o gênero não-binário está inserido na ampla categoria trans, que engloba todas as pessoas que não se enquadram no gênero com o qual foram identificados ao nascer. A partir daí, podem existir as pessoas trans binárias, que se identificam como homem ou mulher transgêneros e as pessoas trans não-binárias, que não se identificam em nenhum dos dois.

No entanto, algumas pessoas do movimento discordam, afirmando que o termo transgênero já está historicamente ligado à ideia restrita de transição de "homem para mulher" ou de "mulher para homem". Confira algumas identidades que podem ser classificadas como não-binária:

  • Pangênero: termo usado para as pessoas que se identificam com todas as identidades de gênero conhecidas;
  • Gênero fluido: é usado para as pessoas que transitam entre gêneros;
  • Agênero: é entendido como uma pessoa "sem gênero" ou de gênero neutro.
Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.