Estátua da Liberdade da Havan é derrubada pelo vento no RS

24/05/2021 às 08:402 min de leitura

Uma réplica da Estátua da Liberdade, marca registrada das lojas Havan, desabou nesta segunda-feira (24) na unidade de Capão da Canoa, no litoral norte do Rio Grande do Sul, após fortes rajadas de vento na região, que podem ter chegado a mais de 75 quilômetros por hora.

A Estátua da Liberdade da Havan foi "empalada" por um poste (Fonte: Lauro Alves/Agência RBS/Reprodução)A Estátua da Liberdade da Havan foi "empalada" por um poste (Fonte: Lauro Alves/Agência RBS/Reprodução)

Segundo o Jornal NH, o Corpo de Bombeiros da cidade litorânea foi acionado por volta das 7h desta manhã em função do incidente. Segundo a corporação, não houve registro de feridos, embora alguns apagões tenham sido registrados na cidade, porém sem registros de queda de postes.

Questionada pela reportagem do G1 sobre a postagem feita no Twitter, que mostra a queda da enorme estátua atravessada por um poste, a loja confirmou que a ocorrência foi determinada pela forte ventania. Segundo a rede varejista, sua equipe de engenharia já está providenciando os reparos.

Ciclone extratropical

Desde a sexta-feira (22), várias cidades do Rio Grande do Sul têm registrado fortes rajadas de vento. A Marinha do Brasil chegou a emitir um alerta para ventos superiores a 80 km/h nesta segunda-feira. De acordo com a Metsul Meteorologia, a ventania é causada por um ciclone extratropical atuando entre Buenos Aires, Uruguai e o estado gaúcho desde a madrugada de domingo (23).

Em Porto Alegre, a velocidade dos ventos oscilou ontem entre 50 km/h e 70 km/h, em diferentes pontos da capital. Na estação do Instituto Nacional de Meteorologia, localizada na cidade de Rio Grande, a média dos ventos ficou em 70 km/h, além de mar agitado, o que determinou o fechamento do porto local. 

Fonte: Lauro Alves/Agência RBS/ReproduçãoFonte: Lauro Alves/Agência RBS/Reprodução

Os fortes ventos são consequência do ingresso de uma massa de ar frio que, impulsionada pelo ciclone extratropical, chega a várias regiões do Sul do Brasil. O vento reforça a sensação térmica de frio, e resulta em ausência de sol e baixas temperaturas. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: