As 5 maiores estátuas do Brasil

12/04/2021 às 11:002 min de leitura

Desde 2019, a cidade de Encantado, no Rio Grande do Sul, iniciou o processo de construção de um monumento que promete ser maior que o Cristo Redentor do Rio de Janeiro. A estátua, que terá o nome de Cristo Protetor, terá 43 metros de altura incluindo o pedestal e entrará para a lista das maiores do Brasil.

E você sabe quais são os incríveis projetos arquitetônicos que formam o top 5 atual de maiores estátuas em território brasileiro? Confira só a lista que preparamos para você!

5. Cristo Redentor - Rio de Janeiro

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Apesar do forte apelo popular e por ser conhecida como um dos principais pontos turísticos do Brasil, a estátua do Cristo Redentor é apenas a quinta maior do país. Criada na parceria do engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa e do escultor francês Paul Landowski, o monumento foi fundado em 1930 e possui 38 metros de altura.

O símbolo católico de braços abertos foi erguido no alto do morro do Corcovado e oferece uma das vistas panorâmicas mais incríveis para a cidade do Rio de Janeiro.

4. Cristo Redentor - Elói Mendes

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: Internet/Reprodução)

Apesar de não ser tão famosa quanto sua semelhante no Rio de Janeiro, a estátua do Cristo Redentor em Elói Mendes, em Minas Gerais, possui 39 metros de altura e é a quarta maior estátua do Brasil. Fundado em 2007, o monumento foi criado com o objetivo de atrair turistas para o pequeno município de apenas 23 mil habitantes.

Pesando 500 toneladas, as obras da estátua duraram cerca de um ano para serem finalizadas e o projeto total custou cerca de R$ 260 mil.

3. Nossa Senhora de Fátima - Crato

(Fonte: Governo do Ceará) Governo do Ceará (Fonte: Governo do Ceará)

Em 2018, a estátua de Nossa Senhora de Fátima em Crato, no Ceará, foi recebida por uma incrível cerimônia envolvendo mais de 50 mil fiéis no dia de sua inauguração, mais de um terço da população de 133 mil habitantes da cidade. 

Atualmente, a construção é conhecida por ser a terceira maior estátua do Brasil e mede um total de 45 metros de altura. 

2. Santa Rita de Cássia - Santa Cruz

(Fonte: Wikimedia Commons) Wikimedia Commons (Fonte: Wikimedia Commons)

Em segundo lugar na lista, a estátua de Santa Rita de Cássia, localizada em Santa Cruz no Rio Grande do Norte, chama atenção pelo seu tamanho colossal. Se somado o tamanho da base, a construção acumula um impressionante tamanho de 56 metros de altura. 

A estátua foi inaugurada em 2010 e desde então se tornou um grande ponto turístico na região. Além disso, a construção sem dúvidas virou motivo de orgulho entre os habitantes.

1. Estátua da Liberdade - Barra Velha

(Fonte: RICTV/Reprodução) RICTV/Reprodução (Fonte: RICTV/Reprodução)

Se as outras quatro construções presentes na lista trazem alguma referência católica, o primeiro lugar absoluto é uma clara alusão ao capitalismo. Com incríveis 57 metros de altura, a estátua da liberdade da Havan de Barra Velha, em Santa Catarina, tornou-se a maior do Brasil.

Conhecida nacionalmente, a Havan é uma empresa catarinense do setor varejista cujo hábito é inaugurar grandes estátuas do símbolo norte-americano junto de suas novas lojas.

Agora que você já conhece as 5 maiores estátuas do Brasil, que tal saber quais são as maiores estátuas do mundo? Confira no nosso vídeo a seguir:


NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: