Banho de camomila funciona para acalmar os bebês?

31/05/2021 às 10:302 min de leitura

A hora do banho costuma ser um momento muito gostoso de afetividade dentro das famílias de recém-nascidos. Entretanto, o que muitos pais não sabem é que nem todo banho necessariamente precisa ser tomado com xampu e sabonete. Além dos banhos com balde ou de banheira, uma opção muito interessante os banhos de ervas.

A camomila, a aveia e o amido de milho são produtos de matéria vegetal com altas propriedades terapêuticas e que podem ser combinados com a água do banho para fazerem os bebês relaxarem antes de dormir. Sendo assim, esse agradável momento de higienização também pode se tornar em um período para restauras as energias.

Chá de camomila

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

É comum que a camomila seja constantemente associada ao sono, calma e serenidade. Isso corre pois essa é uma das ervas medicinais mais antigas na história da Terra e funciona como um remédio natural para diversas doenças, como irritações na pele, resfriados e inflamações nasais.

O chá de camomila, por exemplo, é visto internacionalmente como uma ótima bebida para revigorar a saúde e promover o sono, visto que a erva é rica em apigenina — antioxidante que se liga aos receptores do cérebro e provoca sonolência. Por conta dessas vantagens, muitas pessoas têm parado de beber o líquido para usá-lo no banho.

No caso dos bebês, os pais podem colocar as ervas diretamente na água. Dessa forma, a ducha terapêutica também ganha uma experiência sensorial onde as crianças podem segurar as folhas e sentirem o toque do material orgânico entrando em contato com a pele.

Preparando o banho terapêutico

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Por mais que o mais recomendado seja a utilização da planta natural, os pais que desejaram experimentar o banho de camomila podem prepará-lo usando o chá em saquinho. O ideal é que seja utilizado um saco para cada 500 ml de água quente. Depois que o chá estiver aquecido e concentrado, espere a água ficar morna antes de banhar o bebê.

A temperatura da água, inclusive, é um indicador para quanto tempo o banho deve durar. Quando ela começar a esfriar, isso é sinal para acabar com o momento de higiene e embrulhar a criança para um sono reconfortante. 

Vale ressaltar que o banho de camomila deve ser utilizado para acalmar o bebê e por isso é uma opção excelente antes da hora de dormir. Porém, não faz muito sentido utilizar essa técnica antes de um passeio no parque ou outra atividade que seu filho provavelmente gastará energia.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: