Papel higiênico reutilizável: você usaria um desses?

03/06/2021 às 03:004 min de leitura

Bom, podemos afirmar que o papel higiênico é certamente um dos produtos que sequer seríamos capazes de imaginar ser reutilizável, certo? Apesar da lógica por trás dessa assertiva, tudo indica que, para combater a intensa procura pelos rolos durante a atual pandemia, alguns consumidores e fabricantes estão indo totalmente na contramão dessa tradição, pois um item inovador para limpar o bumbum viralizou e vem dividindo o público na internet.

O pano higiênico é uma evolução do papel higiênico padrão de folhas finas e possui material semelhante a lenços de pano, com o diferencial de ser reutilizável como fraldas de pano ou absorventes menstruais de tecido reutilizável. A ideia por trás do produto é substituir ecológica e economicamente o item convencional ao estimular a consciência do desperdício causado por usuários e ao evitar o acúmulo e mais gastos com descartáveis. 

(Fonte: Shareably / Reprodução)(Fonte: Shareably / Reprodução)

Conhecido popularmente como pano familiar, o item pode ser encontrado em dois formatos diferentes: rolos e pequenos quadrados empilháveis. Além disso, sua própria distribuição foi levada em consideração pelos consumidores, já que, diferentemente do papel tradicional, ele não vem em um pacote de 8, 12 ou 16 unidades, pois é adquirido individualmente. 

Todos esses argumentos são plausíveis e realmente faz sentido pensar no todo. Mas voltando para o micro: realmente é adequado fazer o número dois e compartilhar um pano utilizado por toda a família? É aí que começam as polêmicas.

Intimidade... compartilhada?

Ao pensar em intimidade, ainda mais quando ela está relacionada com a higiene diária de locais nada sugestivos, a proposta do pano familiar é extremamente estranha e bizarra. Sinceramente, alguém usaria qualquer tipo de material para limpar as regiões baixas sabendo que várias pessoas utilizaram aquilo para o mesmo fim? 

Outro ponto está na lavagem do produto. Aparentemente, o pano higiênico é comercializado como um item que busca evitar gastos em outros similares, porém vale a pena refletir que, caso ele esteja na máquina de lavar, todos da casa não poderão se limpar ao menos até que ele esteja completamente limpo. Uma questão intrigante também fica por conta do gasto em materiais de limpeza, pois é inviável colocá-lo em uma máquina com outras roupas.

Pesando esses prós e contras, é certo que o conceito ecológico por trás do pano familiar é justo e traz boas observações quanto ao desperdício. Porém, é inegável a proposta bizarra de compartilhar um mesmo lenço com a família e, em casos mais extremos, com visitantes. 

Você arriscaria utilizar um "papel" higiênico desses? Deixe sua opinião nos comentários.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: