publicidade

5 maneiras de determinar se uma peça de ouro é real

25/07/2021 às 13:002 min de leitura

Para os mais leigos e o público que não dispõe de ferramentas necessárias, determinar se uma peça de ouro é verdadeira ou falsa pode ser uma tarefa extremamente árdua, especialmente pela quantidade de minerais falsos e cópias que existem pelo mundo. Felizmente, apesar do desafio proposto, existem métodos mais caseiros para determinar a procedência de um material, economizando tempo e dinheiro que seriam exigidos por especialistas.

Confira abaixo alguns métodos eficazes para descobrir se o ouro é real.

1. Inspeção visual e a busca por marcas

(Fonte: Lexie Jordan / Reprodução)(Fonte: Lexie Jordan / Reprodução)

Procure um número oficial ou uma marca registrada na peça. Esses selos geralmente são visíveis na superfície de moedas e barras, mas podem ser facilmente encontrados com uma lupa, apresentando um número de 1 a 999 ou 0K a 24K, dependendo do tipo de sistema de classificação de pureza que foi utilizado.

2. Teste de flutuação

(Fonte: Nationwide / Reprodução)(Fonte: Nationwide / Reprodução)

O teste de flutuação consiste em encher um copo transparente ou uma vasilha com água e deixar o item cair suavemente no líquido. Caso a peça afunde, significa que há grandes chances de ser ouro de verdade, já que o material tem a particularidade de ser mais denso do que a água. Esse método se destaca por ser rápido e por não danificar o item.

3. Teste de pele

(Fonte: Lexie Jordan / Reprodução)(Fonte: Lexie Jordan / Reprodução)

Segure uma peça de ouro entre os dedos sem estar usando nenhum tipo de produto neles. Em poucos instantes, o suor de suas mãos irá reagir com o metal e poderá mudar a cor da pele para tons de preto, azul ou verde nos pontos de contato (ouro falso) ou deixá-la inalterada (ouro verdadeiro).

4. Teste de ímã

(Fonte: How to Find Gold Nuggets / Reprodução)(Fonte: How to Find Gold Nuggets / Reprodução)

Caso você tenha um ímã relativamente poderoso, basta colocá-lo ao lado da peça e observar se ela será atraída pelo magnetismo. Se o item reagir à atração, quer dizer que se trata de uma peça falsa e de outro tipo de material banhado em substâncias douradas, mas caso não reaja há grandes chances de ser um artefato real.

5. Teste do vinagre

(Fonte: Wikihow / Reprodução)(Fonte: Wikihow / Reprodução)

Deixe cair algumas gotas de vinagre no objeto e observe como o líquido irá impactar na coloração do metal. Caso o ouro seja de verdade, não haverá nenhuma alteração de cor, mas, caso seja falso, você notará que os tons superficiais no local de contato se alterarão significativamente.

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: