6 esportes olímpicos que foram cancelados ou descontinuados

27/07/2021 às 08:002 min de leitura

Desde a fundação dos Jogos Olímpicos modernos, na primeira metade de abril de 1896, a maior cerimônia global do esporte não viu apenas o número de países participantes saltar de 14 para mais de 200, como também uma série de modalidades serem introduzidas e outras sacrificadas, seguindo alguns critérios, como mínimo de atletas, condições de realização, relevância da prática esportiva e popularidade internacional.

Confira abaixo alguns dos esportes que foram cancelados ou descontinuados ao longo da história das Olimpíadas modernas.

1. Golfe

(Fonte: Special Olympics / Reprodução)(Fonte: Special Olympics / Reprodução)

Após um hiato de 112 anos, o golfe voltou a marcar presença em uma cerimônia olímpica, quando foi reintroduzido oficialmente em 2016. Até então, o esporte havia sido sensação em 1900 e 1904, mas foi descontinuado rapidamente pela organização.

2. Skeleton

(Fonte: Olympics / Reprodução)(Fonte: Olympics / Reprodução)

O trenó skeleton, criado na Suíça no final do século XIX, integrou as Olimpíadas em 1928 e os Jogos de Inverno em 1948, mas desapareceu. A modalidade ressurgiu após a criação da pista Cresta Run, na Suíça, que estimulou os praticantes do esporte a se empolgarem novamente, aumentando a popularidade do skeleton e o reintroduzindo-o aos Jogos Olímpicos de Inverno em 2002.

3. Rúgbi

(Fonte: Olympics / Reprodução)(Fonte: Olympics / Reprodução)

Nos primeiros 30 anos do século XX, o rúgbi era uma modalidade carimbada nas Olimpíadas e detinha uma imensa popularidade entre atletas e fãs, mas acabou sendo cancelado e ganhou apenas adaptações em outras cerimônias. Felizmente, o crescimento absurdo do interesse no esporte — um aumento global de 2,6 milhões de jogadores para 7,2 milhões em 120 países, entre 2011 e 2016 — fez que o COI repensasse a entrada do esporte e, posteriormente, o reintegrasse ao evento.

4. Cabo de guerra

(Fonte: Wikipedia / Reprodução)(Fonte: Wikipedia / Reprodução)

O cabo de guerra, popularmente conhecido como jogo de cordas, foi disputado apenas nas edições de 1900 e 1920 das Olimpíadas. O cancelamento da modalidade ocorreu devido à pequena quantidade de atletas e a uma divisão por clubes, possibilitando que um mesmo país ganhasse todo o pódio da modalidade.

5. Tiro ao veado

(Fonte: sk10 / Reprodução)(Fonte: sk10 / Reprodução)

Extinta em 1956, a modalidade de tiro ao veado, que não limitava a idade dos participantes, foi substituída pelo atual tiro esportivo. A prática consistia em acertar um veado de madeira a 100 metros de distância enquanto o objeto se deslocava a cada 4 segundos.

6. Natação com obstáculos

(Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)(Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)

Certamente um dos esportes mais desafiadores já vistos nas Olimpíadas, a natação com obstáculos misturava atletismo com nado em triatlo e exigia que os nadadores passassem por canos e barcos enquanto enfrentavam o Rio Sena, em Paris. Devido às condições, aos riscos e à expansão mercantil do rio, o evento ocorreu apenas nas Olimpíadas de 1900.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: