As 5 melhores épocas para comprar itens essenciais

10/09/2022 às 10:003 min de leitura

Quem deseja adquirir algum produto e tem o hábito de pesquisar preços já deve ter notado que, em algumas épocas do ano, eles ficam mais baixos (e mais altos). Sendo assim, se não estamos tratando de um algo urgente, como alimentação ou saúde, ter um pouco de paciência pode representar uma bela economia no bolso.

Isso ocorre porque o comércio trabalha muito ligado com datas e estações. Então, determinados segmentos estarão mais caros próximos a datas festivas, enquanto alguns produtos podem ficar mais baratos quando estão fora de época – como ventiladores no inverno, por exemplo.

Que tal aumentar as chances de comprar aquele produto que você está desejando há tempos e, de brinde, fazer uma bela economia? Confira as melhores datas do comércio para compras.

1. Compre para o verão no inverno e vice-versa

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Pode parecer óbvio, mas nem todo mundo se atenta a isso. Adquirir produtos voltados às estações do ano em que não estejamos é uma das melhores formas de economizar. E isso vale para todos os segmentos, dos eletroeletrônicos, como um ventilador ou ar-condicionado, à moda, como biquínis ou roupas de frio.

Durante o inverno, as lojas fazem grandes queimas de estoque dos produtos de verão que ficaram encalhados. É uma boa hora para pensar em uma nova sunga, por exemplo. Do mesmo modo, durante o inverno elas liquidam roupas para o inverno mais rigoroso.

Estar atento a estes períodos (especialmente se você não liga de usar roupa de outra temporada) é economia certa.

2. Reforme e decore a casa entre janeiro e março

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

A maior parte dos brasileiros reforma a casa e investe em decoração tendo como objetivo a chegada das datas festivas de fim de ano com tudo em ordem. Logo, até dezembro, produtos como cimento, tijolos e revestimento, além de itens de decoração, costumam estar com os preços mais elevados.

Passado o Natal, a tendência do segmento é a redução dos preços, em especial no ramo de construção, porque com as férias e a reta final do verão, há pouca gente dentro de casa construindo ou reformando. Se for possível, aguarde esse período para dar aquele trato na sua casa.

3. Presente para o Dia das Mães em abril

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Julho e agosto são meses não péssimos em questão de preços para quem deseja presentear a mãe. Isso porque as lojas dos mais variados segmentos começam a elevar seus preços, já pensando no Dia das Mães.

Por essa razão, planejar-se é a melhor forma de garantir um bom presente e economia no bolso. Para tal, comece a se atentar aos produtos que cogita dar à sua mãe já em abril. Ao longo desse mês, você consegue melhores condições naquele presente bacana.

4. Troque de carro entre julho e agosto

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Entre dezembro e janeiro, as principais montadoras presentes no país estão divulgando seus novos modelos para o ano. Por essa razão, o primeiro semestre costuma ter veículos com preços mais salgados.

A sugestão de especialistas no setor é usar essa primeira parte do ano para pesquisar os modelos, fazer o test-drive e guardar dinheiro, para só então, entre julho e agosto, comprar um carro 0 km. Esses são os meses em que as montadoras começam a reduzir os valores, para não ter risco de ver carros encalhados.

5. Não se esqueça da Black Friday

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

A gente sabe que nem sempre dá para esperar essa época do ano, mas quem pode aguardar a Black Friday tem a possibilidade de conseguir produtos com preço mais acessível. Marcada para o dia 25 de novembro deste ano, esse período de promoções tem origem nos Estados Unidos.

Por lá, após o feriado de Ação de Graças, as lojas fazem grandes liquidações com preços bem abaixo dos normais. O Brasil gostou da ideia e copiou. Há alguns anos, sempre em novembro, as grandes varejistas colocam muitos produtos com desconto. Às vezes, é "Black Fraude", mas em muitos casos rola uma economia muito bem-vinda.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: