Artes/cultura
25/11/2021 às 09:30•2 min de leitura
Em 2021, o tradicional Thanksgiving Day, também chamado de Dia de Ação de Graças, será celebrado em 25 de novembro. A data é considerada o feriado mais importante de fim de ano nos Estados Unidos, ultrapassando o Natal e o Ano-Novo, comemorada sempre na última quinta-feira do penúltimo mês do ano.
Por qual motivo essa data é tão simbólica para os norte-americanos? Além dos EUA, Canadá e algumas ilhas do Caribe levam a tradição do Thanksgiving, refazendo os passos dos primeiros colonos na América do Norte. Naquele período, os peregrinos costumavam compartilhar refeições com a população nativa, simbolizando a importância de agradecer pelas coisas boas da vida e celebrar a boa colheita.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Em suma, o Thanksgiving Day é um feriado inteiramente dedicado a agradecer e celebrar tudo de bom que aconteceu durante o ano. Esse dia costuma ser marcado por reuniões familiares e grandes banquetes, sendo peru o prato principal. A palavra thanksgiving pode ser traduzida como ação de graças.
Outros pratos tradicionais que costumam estar na mesa do Dia de Ação de Graças são purê de batata, batata-doce e torta de abóbora. É também de praxe que as cidades organizem grandes desfiles pelas avenidas principais e que partidas de futebol americano sejam exibidas na televisão — sobretudo dos times Detroit Lions e Dallas Cowboys.
Apesar de o Thanksgiving Day ter sido amplamente comemorado desde 1621, somente em 1863 o presidente Abraham Lincoln (1809-1865) declarou que a data deveria acontecer sempre na última quinta-feira de novembro. Em 1941, o Congresso definiu o Dia de Ação de Graças como feriado nacional nos Estados Unidos.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Apesar de algumas tribos indígenas mais modernas comemorarem o Thanksgiving Day nos EUA, muitos nativos americanos optam por pular a data e participar de outros eventos, como o Dia Nacional de Luto e a Cerimônia do Nascer do Sol dos Povos Indígenas.
Um dos motivos disso seria a morte de 500 membros da tribo Wampanoags como forma de retaliação pela morte de um colono, que acreditava-se ter sido vítima de um indígena apenas 16 anos após peregrinos e nativos americanos dividirem uma refeição no Dia de Ação de Graças.
Para muitas comunidades indígenas, a última quinta-feira de novembro deve ser usada como data memorial dos reais acontecimentos da época de colonização da América do Norte e sobre a cultura nativa.