7 plantas com flores para colorir seu lar

19/12/2022 às 08:003 min de leitura

Sobram motivos para ter plantas em casa. Flores e folhas podem trazer benefícios para a saúde, sem contar que embelezam o ambiente e servem como itens de decoração. Pesquisadores já identificaram como elas são capazes de melhorar o humor, reduzir a ansiedade e ampliar a sensação de satisfação.

Montar um pequeno espaço para plantas com flores em casa oferece um contato, ainda que mínimo, com a natureza, que ajuda a regular a pressão sanguínea, filtra o ar e auxiliar na melhora do funcionamento de todo sistema nervoso central. Que tal, então, cogitar colocar um pouco de cor em casa? Montamos uma lista com opções para seu lar. Confira.

1. Begônia de cera

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Existem aproximadamente 2000 espécies de begônias. Dentes elas, a begônia de cera é a que exige menor manutenção, tornando a variedade uma boa opção para se ter em casa.

A planta, além de bonita, é compacta, dá flores da primavera até o início do verão, o que significa que é duradoura, especialmente se bem cuidada. Suas flores se beneficiam de temperaturas quentes, regas uma vez por semana e luz forte, mas não luz solar intensa.

2. Saintpaulia (violeta africana)

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Saintpaulia, popularmente conhecida como violeta africana, é uma das plantas com flores comercializadas, especialmente em datas comemorativas, para serem dadas como presente. A planta dá flores o ano todo, em variedades que vão do roxo ao branco, incluindo o rosa e o azul.

Apesar de ser uma espécie propensa a doenças causadas por fungos, podem ser bem administradas se regadas por baixo e sem muita água. Gostam de luz indireta e brilhante, além de necessitarem de fertilização periódica. Possui animais em casa? A saintpaulia é uma excelente opção, pois não é tóxica.

3. Antúrio

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Os antúrios, também conhecidos na linguagem popular como bico de flamingo, é uma planta de uma família com mais de 600 espécies catalogadas, sendo as mais tradicionais as com flores vermelhas. A planta é muito vistosa, com um vermelho brilhante, se adapta facilmente às condições internas e compõem bons ambientes com outras flores e plantas.

Para ter em casa, é importante criar um ambiente úmido, com luz indireta e brilhante, dando margem também a altas temperaturas. Agora, se tiver animais em casa, tome cuidado, pois se trata de uma planta venenosa para os pets.

4. Orquídea

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Outra planta com flores queridinha é a orquídea. Suas flores são duradouras e possuem uma enorme gama de cores e padrões. Com bastante zelo, é possível que elas perdurem.

As orquídeas da terra se desenvolvem diretamente no solo, enquanto as rupícolas irão se desenvolver sobre rochas nuas, quase sem necessidade de terra.

É sempre importante aprender como fazer uma boa poda e como cuidar da planta, pois é uma espécie de difícil reabilitação caso fique doente.

5. Copo-de-leite

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Até o nome é bonito, não é verdade? A copo-de-leite é mais conhecida por sua variedade branca, no entanto é possível encontrá-la em vermelho. São consideradas plantas elegantes, de fácil manejo, prosperando tranquilamente na maioria dos ambientes.

O fundamental é oferecer luz indireta e regá-la uma vez por semana, lembrando de girar o vaso ocasionalmente para que todos os lados sejam expostos à mesma quantidade de luz. Seu período de florescimento é entre a primavera e o verão. Tenha em mente que é uma planta levemente tóxica para animais domésticos.

6. Bromélia

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Muitos floristas indicariam uma bromélia para pessoas que possuem propensão a esquecer de afazeres domésticos. Isso porque a espécie exige poucos cuidados: rega uma vez por semana, sempre enchendo o copo central das folhas, retirando a água velha entre uma rega e outra.

A planta floresce uma única vez, mas depois emite brotos nas laterais para que surjam novas plantas, que florescerão futuramente. Tome cuidado para não regar a planta em excesso, pois há risco de apodrecer a raiz.

7. Lírio-da-paz

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Os lírios-da-paz são plantas com folhas verdes longas, largas e brilhantes, e cujas flores, brancas, a tornam uma das mais belas. Em geral, florescem a cada ano, mostrando que com bom manejo pode ser uma planta bastante duradoura. Se dá muito bem em ambientes quentes com luz indireta.

Os lírios-da-paz são sensíveis a produtos químicos, bem como o excesso de umidade pode levar ao apodrecimento das raízes. Tenha em mente, ainda, que é uma planta tóxica para animais de estimação.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: