6 alimentos que não devem ser colocados na Air Fryer

21/01/2023 às 12:002 min de leitura

As fritadeiras elétricas, ou Air Fryer, se tornaram extremamente populares, com seus diversos modelos e preços disponíveis no mercado, oferecendo uma ampla gama de opções para os consumidores prepararem refeições de forma rápida e prática, e principalmente, sem a adição de óleo.

E por mais que bata uma vontade de experimentar a preparação de todo o tipo de receitas nesse eletrodoméstico, ainda existem alguns pratos que devem passar longe dele para evitar desperdício e até mesmo gasto elétrico a toa. Sendo assim, confira abaixo seis alimentos que não devem ser preparadas na Air Fryer:

1. Pipoca

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

O preparo deste lanche tão tradicional envolve a distribuição do calor em um recipiente, algo que as fritadeiras sem óleo fazem muito bem. Porém, não é aconselhável estourar pipoca na Air Fryer, porque os grãos de milho podem acabar pulando e ficando alojados na resistência, levando a um eventual curto-circuíto e risco de incêndio.

2. Pedaços de carne muito grandes ou frangos inteiros

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Por mais que as fritadeiras sem óleo sejam bem versáteis, muitos modelos normalmente são menores do que a parte interna de um forno, assim, colocar pedaços de carne muito grandes ou um frango inteiro vai encher demais a cesta da Air Fryer, impossibilitando que o ar quente circule da forma correta.

Além disso, o lado do alimento mais próximo da fonte de calor corre o risco de ficar seco e queimar antes que o outro cozinhe. Então, é melhor utilizar o jeito tradicional com esses pratos, ou cortá-los em pedaços menores para garantir um prato saboroso.

3. Massas úmidas

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Alimentos cobertos com uma massa úmida, como o famoso tempurá, não são uma boa combinação com a Air Fryer. Isso porque mesmo que esses eletrodomésticos sejam chamados de fritadeiras, não usam óleo, componente essencial para firmar essa "cobertura" rapidamente e garantir aquela casquinha crocante por fora.

Além disso, a massa pode acabar escorrendo pelo cesto, queimando sua base e ainda fazendo uma grande bagunça nada deliciosa.

4. Torrada

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Várias fabricantes desses aparelhos incluem em seus livros de receita uma forma de deixar o pão francês velho crocante como novo, e embora o resultado realmente seja interessante, ele também prova que preparar uma torrada em uma Air Fryer só deve ser considerado em últimos dos casos.

As fritadeiras sem óleo só irão tostar a parte externa do pão, sem realmente atingir a parte interna. Além disso, também vai espalhar muitas migalhas devido à movimentação do ar quente, então é uma técnica que só vale a pena se não tiver uma torradeira por perto.

5. Arroz, grãos crus e macarrão

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Quando utilizamos a Air Fryer pela primeira vez, a vontade é tentar preparar tudo nela para ver qual será o resultado. Então, para poupar o tempo e evitar a frustração dos adeptos iniciantes desse eletrodoméstico, arroz, grãos e massas não podem ser preparados nele, mesmo se colocados em um recipiente com água.

O motivo por trás disso é que a resistência e o ventilador das fritadeiras sem óleo não permitem que o aparelho atinja uma temperatura alta o suficiente para ferver a água, chegando apenas em um ponto morno que não será o suficiente para eles cozinharem de forma adequada.

6. Brócolis

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Vários vegetais podem ser preparados com sucesso na Air Fryer por sua capacidade de reter a umidade, como a couve-de-bruxelas, que ganha aquela textura crocante deliciosa. Porém, o brocólis não está nessa lista, tornando-se ressacados, amargos e borrachudos rapidamente ao serem colocados nas fritadeiras sem óleo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: