Por que rosas vermelhas são símbolo de romantismo?

09/02/2023 às 09:302 min de leitura

A presença de uma flor (ou mesmo de várias plantinhas) em casa é bastante apreciada por quem busca tornar o ambiente mais colorido. Além disso, elas também deixam o espaço mais aconchegante, ajudando a relaxar, estimulando bons sentimentos e até mesmo marcando presença com um perfume único.

E quando ganhamos flores, esse efeito pode ser potencializado, motivando que ela seja símbolo de datas comemorativas especiais, como o Dia dos Namorados, comemorado no Brasil em 12 de junho. Nesse dia, em específico, as rosas vermelhas ocupam um lugar de destaque.

As rosas vermelhas na mitologia

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

E isso não vem de hoje, mas antes vamos recorrer à mitologia grega. Ela aponta que a primeira rosa vermelha do mundo teria surgido quando Afrodite, a deusa da beleza e do amor, espetou o pé no espinho de uma rosa branca, tingindo-a de vermelho em meio à tentativa de salvar Adônis. Reza a lenda que Afrodite usava tanto as lágrimas quanto o sangue de Adônis para regar suas rosas, associando-as à paixão e o amor.

Esses sentimentos, que duraram além da vida de seu amado, explicam tanto o ciclo das estações quanto a origem da rosa vermelha. Na presença de Adônis, um simples mortal, as flores desabrochavam. Com a sua morte, o inverno chegaria. Os romanos, por sua vez, também associavam as rosas vermelhas a Vênus, conferindo grande beleza e significado a uma flor de vida curta.

Significado nos costumes e nas cores

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

O hábito de dar flores tem sido cultivado há séculos, como aponta tanto a tradição transmitida por gerações, quanto registros presentes na literatura, a exemplo das obras de Shakespeare. E hoje podemos dizer que a cor possui um forte poder de determinar o que cada uma delas representa, ainda que isso varie em cada cultura. 

O vermelho segue sendo uma cor de grande expressividade e, como sabemos, é relacionada ao amor e à paixão. A cor rosa, por sua vez, representa a delicadeza, o carinho e a ternura. O amarelo remete à alegria. E a branca é tida como sinônimo de paz e pureza, com grande significado espiritual.

O que a ciência tem investigado

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Por mais nuances de significados que suas belas pétalas possuam, segundo um estudo conduzido por pesquisadores japoneses, alguns efeitos fisiológicos podem ser percebidos quando uma pessoa vê rosas vermelhas: elas estão associadas à redução dos níveis de oxi-hemoglobina no córtex pré-frontal, que promove o relaxamento psicológico e físico, e melhora o humor.

E claro, isso vai além das belas rosas vermelhas: em hospitais, a presença de flores nos quartos dos pacientes também foi associada a um melhor estado no pós-operatório, reduzindo o estresse, segundo outro artigo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine

Conjuntamente, essas análises reforçam não apenas sua influência positiva na vida das pessoas, mas destacam o papel que elementos da natureza ainda possuem em nossa sociedade tão movida pela tecnologia, indo muito além de melhorar a qualidade do ar.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: