Saúde/bem-estar
18/03/2023 às 05:00•2 min de leitura
Você já reparou que suas necessidades podem alterar a maneira como você enxerga o mundo ao seu redor e se satisfaz com ele? Essa é uma das premissas que vemos nos estudos relacionados à Pirâmide de Maslow, uma teoria muito usada pelo Marketing e pela Publicidade.
A Pirâmide de Maslow aparece como resultado dos estudos da Psicologia Humanista. Essa corrente da Psicologia surgiu nos EUA, na década de 1950. Ela vem como um contraponto à psicanálise e ao behaviorismo — duas linhas que argumentam que muito do nosso comportamento é inconsciente.
A psicologia humanista acredita que as pessoas têm mais autonomia em seus comportamentos do que acreditam. Contudo, fatores externos podem, sim, contribuir para que elas tenham dificuldades para mudá-los — e a pirâmide de Maslow ilustra isso.
Fonte: Repositório de imagens NZN
A pirâmide de Maslow foi criada por Abraham Maslow, um dos fundadores da abordagem humanista. Ele argumenta que as pessoas têm necessidades que estão categorizadas de forma distinta, em grau de importância.
Na base dessa pirâmide estão as necessidades básicas, fisiológicas, como comer, dormir, respirar, ir ao banheiro etc. Tudo aquilo que é essencial para a sobrevivência do organismo.
Um nível acima temos a necessidade de segurança, de estabilidade. Por exemplo, saber que a sua casa é segura e que ela não desmoronará, caso haja um vendaval.
Depois, temos as necessidades sociais, como conversar com pessoas queridas, ter um relacionamento saudável etc.
Acima, está a necessidade de sermos reconhecidos pelas nossas qualidades, feitos e características. Aqui também está a autoestima, que seria esse autorreconhecimento.
No topo da pirâmide está a necessidade de realização pessoal e o autodesenvolvimento.
Conforme uma pessoa consegue atender um nível de necessidade, ela passa a focar no nível acima. Por exemplo: se você está com vontade de ir ao banheiro, dificilmente vai se concentrar na conversa do seu amigo, pois essa interação social não é a necessidade mais urgente a ser atendida.
Então, para que uma pessoa se desenvolva adequadamente, conseguindo realizações pessoais, ela precisa ter o que comer, onde morar, a garantia de viver um local em que se sinta segura etc.
Fonte: Repositório de imagens NZN
O conceito da Pirâmide de Maslow é muito usado nas estratégias de marketing, pois ajuda a situar um produto dentro de um nível de necessidade.
Exemplo: se você está vendendo uma pizza, pode vendê-la tanto como um item que mata a fome, mas também como um alimento para comer com os amigos. Pensar sobre isso ajuda a posicionar corretamente o produto.
Profissionais de RH também costumam usar o conceito para motivar seus colaboradores e montar um conjunto de benefícios que atendam a mais de um nível da pirâmide. Até porque, quando a empresa só atende ao nível básico (ou nem isso), o colaborador tende a buscar formas de satisfazer os outros níveis fora dela.
É importante esclarecer que a teoria da Pirâmide de Maslow foi moldada com base no mundo daquela época. Muitos teóricos argumentam que as necessidades descritas precisam ser atualizadas. Outros dizem que, em alguns casos, a pessoa pode contribuir ativamente para que elas não sejam atingidas, como no caso de pessoas com comportamentos autodestrutivos.