Estilo de vida
25/03/2023 às 06:00•2 min de leitura
O Japão não é exatamente um país conhecido por seus guaxinins, mas esses animais se tornaram um incômodo para os japoneses há algumas décadas. Vasculhando lixo, roubando mercadorias de vendedores, banqueteando-se com colheitas e até mesmo danificando antigos templos japoneses, essas criaturas rapidamente se tornaram uma praga para quem vive nessa região do mundo.
Porém, tudo começou de fato em 1977, quando as crianças japonesas entraram numa louca febre por um guaxinim de desenho animado chamado Rascal. O personagem fofo e travesso era uma adaptação do livro infantil Rascal: A Memoir of a Better Era, do autor norte-americano Sterling North. Então, como um desenho infantil se tornou um pesadelo para uma nação inteira? Entenda nos próximos parágrafos!
(Fonte: Nippon Animation/Reprodução)
Bastaram as histórias de Rascal chegarem ao Japão para que elas atingissem um novo patamar. Transformadas em uma série de desenhos animados de 52 episódios pela empresa Nippon Animation Company, o guaxinim protagonista caiu no gosto da criançada. Ele era tão amado que muitas dessas crianças queriam que guaxinins de verdade vivessem suas próprias aventuras no país.
Vendo essa "oportunidade" de mercado, os japoneses passaram a importar cerca de 1,5 mil dessas criaturas por mês. O problema é que, assim como acontece no livro de Sterling North, os guaxinins não são exatamente animais de estimação e tiveram que ser soltos na natureza para viverem como animais selvagens.
Não precisou de muito para que o governo local proibisse a importação desses bichos, assim como a prática de mantê-los como pets. Mesmo assim, o estrago já estava feito. Os descendentes da mania de Rascal podem ser encontrados, de acordo com relatório feito em 2004, em 42 das 47 prefeituras do país.
(Fonte: Repositório de imagens NZN)
Apesar do Japão ter sido um país que sofreu muito com a disseminação de guaxinins, eles não são a única nação do mundo que teve problemas com isso. Além de suas áreas nativas de alimentação na América do Norte, diversos países na Europa já demonstraram crises por conta de guaxinins.
Esse grande problema é fruto das importações impulsionadas pela caça e pelo comércio de peles. Para piorar a situação, os guaxinins possuem tendência a transmitir doenças mortais, como a raiva. Isso causou uma verdadeira epidemia na Espanha em 2012, gerando um gigantesco alarme.
A Alemanha é mais um exemplo de país a sofrer com as consequências de trazer guaxinins para as suas terras. Também em 2012, uma cidade alemã chegou a registrar 100 guaxinins por km². Em Portugal, essas adoráveis, mas perigosas, criaturas, são uma ameaça para espécies nativas, como o visão-europeu, o toirão, a lontra e até mesmo o cágado-de-carapaça-estriada.
O cenário degradante em escala global mostra que Rascal pode até ter sido um personagem muito adorado e de grande sucesso entre as crianças, mas isso não torna os guaxinins um problema menor ao serem tirados de seu habitat.