
Estilo de vida
06/04/2023 às 13:00•2 min de leitura
Em um primeiro momento, quando ainda não era vista como uma necessidade ou algo realmente prático para a vida das pessoas, a eletricidade foi reconhecida como um objeto de desconfiança. Na primeira metade do século XX, ela estava intrinsecamente ligada a projetos industriais e empresarias, e por isso acabou se afastando do cidadão comum, mesmo com seus benefícios de eficiência e gestão praticamente comprovados após a Revolução Industrial.
Símbolo de progresso e modernidade, a eletricidade apareceu pela primeira vez em larga escala durante o final da década de 1870, graças aos esforços de Thomas Edison e Joseph Swan na invenção de lâmpadas utilizáveis. Anos depois, a tecnologia estava sendo vendida como mercadoria, e foi levada às máquinas de manufatura, apesar de ainda não fazer frente aos motores mecânicos a vapor.
Foi então que, após 1910, os donos de fábricas mudaram seus pontos de vista e decidiram que seria possível adotar motores elétricos da mesma forma que os modelos a vapor eram acionados. Segundo eles, a capacidade elétrica permitiria que a energia fosse distribuída exatamente onde e quando fosse necessária, independente do tamanho do equipamento de gestão ou das peças acopladas aos sistemas.
Porém, enquanto a energia elétrica já estava sendo encarada como um produto de potencial para empresas e fábricas, as pessoas não pensavam da mesma forma. E apesar de ser um recurso vital na atualidade e quase onipresente em todas as residências, praças, estabelecimentos e mais, ela demorou um pouco para engrenar como um meio de melhorar a qualidade de vida da sociedade.
Com a baixa adesão da eletricidade até os anos 1920, o Congresso norte-americano decidiu investir em folhetos para esclarecer a população sobre a importância da tecnologia. Inúmeros panfletos foram distribuídos em jornais e tabloides durante a primeira metade do século XX, mostrando como o recurso era utilizado nas instalações e como eles permitiriam uma maior eficiência com trabalhos pesados e exaustivos.
Confira abaixo a página:
(Fonte: Library of Congress / Reprodução)
"Nunca antes as questões de economia e eficiência na produção tiveram tanta importância como agora na vida industrial do país. Isso é verdade tanto na fábrica grande quanto na pequena loja. A eletricidade está provando ser o agente mais eficaz na solução desses vários problemas à medida que eles surgem."
O jornal foi patrocinado pela New York Edison, empresa de distribuição de eletricidade que estava em alta durante os primeiros anos do século XX. Além de estimular o consumo de sua própria tecnologia, o documento foi publicado como uma estratégia de vencer a concorrência. Em 1900, cerca de 30 empresas da modalidade competiam apenas na cidade de Nova Iorque. Porém, para fortalecer seu negócio, a Edison construiu um gerador elétrico capaz de oferecer 770.000 quilowatts-hora.
Em um primeiro momento, tanto potencial assustou os norte-americanos, chegando até mesmo a fazer com que o ex-presidente dos EUA, Benjamin Harrison, exigisse que funcionários da Casa Branca acendessem e apagassem as luzes, com medo de ser eletrocutado. Hoje, apesar das várias tecnologias existentes e com potencial de mudar a vida das pessoas, muitas delas, em especial as mais recentes e envolvidas com inteligência artificial, são encaradas sob uma certa resistência.
Famoso teórico de sistemas desenvolve nova teoria da mudança de fase planetária e prevê ponto de virada histórico para a humanidade.
Ninguém sabe ao certo o que explica esse aumento da infelicidade entre os jovens adultos.
Sob a beleza gelada, perigos ocultos como fendas e rios subterrâneos podem surpreender os aventureiros desavisados.
Estudo buscou entender em que aspectos homens e mulheres se sentem injustiçados em relação ao sexo oposto.
Condenações injustas já estragaram a vida de muitas vítimas e de seus familiares.
Chega de dar a volta no posto quando o tanque não está onde você imaginava. Vamos te ensinar um truque simples para evitar essa saia justa!
Estudo feito na Califórnia avaliou os efeitos do repasse de uma renda básica para 695 famílias.
Às vezes, a vida parece nos pregar peças, e um simples atraso pode ser o que separa a sorte do destino trágico.
Especulação imobiliária e captura do mercado por grandes investidores despertou um vício nas pessoas em procurar por casas online sem a intenção de compra.