Mistérios
12/11/2023 às 13:00•2 min de leitura
Apesar do incômodo que causa, resultando em diversos lenços e remédios para conter a coriza, o nariz escorrendo não é necessariamente um sinal de que algo vai mal em seu corpo. A condição, comum nas épocas mais frias do ano ou quando o tempo muda de repente, também indica que o organismo está funcionando corretamente.
Como observa o Popular Science, o nariz atua como um verdadeiro guardião no combate a diferentes tipos de patógenos. Seu trabalho em auxílio ao sistema imunológico consiste em aquecer e umidificar o ar que entra pelas narinas, levando a uma maior produção de muco.
(Fonte: Getty Images)
Esta secreção natural age impedindo a entrada de vírus, bactérias, fungos e outros micro-organismos causadores de doenças. O muco conta com a ajuda de uma camada de cílios, cobrindo o interior do nariz, que fica responsável por movê-lo para trás e para baixo na garganta.
Dessa forma, o aumento da quantidade de muco, que faz o nariz escorrer, nem sempre significa que você está doente. A coriza pode indicar que o sistema imunológico está trabalhando para impedir uma determinada infecção, mas é importante prestar atenção se ela vai passar logo ou continuará incomodando por um longo período.
Leia também: Qual é a diferença entre gripe e resfriado?
(Fonte: Getty Images)
Se o patógeno ultrapassar as barreiras de proteção, o organismo começará a produzir células T e células B para destruir o causador da doença. Este processo também leva ao aumento da quantidade de muco, o que acontece quando estamos gripados ou resfriados, por exemplo, para a limpeza do revestimento celular.
Com isso, a cavidade nasal pode apresentar um excesso de líquido, que começará a escorrer com frequência — o nível volta ao normal logo após a eliminação do agente infeccioso. Mas em algumas ocasiões, o sistema imunológico pode falhar ao desativar esse mecanismo ou mesmo identificar, erroneamente, uma determinada célula como invasora.
Quando isso acontece, o organismo lança um ataque ainda mais poderoso contra o suposto invasor, causando danos aos seus próprios tecidos. É assim que surgem as alergias respiratórias, igualmente capazes de levar ao escorrimento do nariz e a outros sintomas incômodos.
(Fonte: Getty Images)
Aos primeiros sinais da coriza, é importante ter alguns cuidados, como não assoar o nariz forte demais, evitando danificar os pelos das narinas e impulsionar os agentes infecciosos para o organismo. Soluções salinas são uma boa alternativa para tratar o nariz entupido, de acordo com a publicação.
Também é fundamental lavar as mãos após assoar o nariz, para não transmitir os agentes infecciosos a outras pessoas, e prestar atenção à coloração do muco expelido. Em geral, ele é pouco viscoso e translúcido, mas se apresenta amarelado, esverdeado ou acinzentado na presença de vírus ou bactérias.
Procure ajuda médica se o problema persistir. O tratamento pode incluir o uso de medicamentos como anti-histamínicos, corticoides e antibióticos, entre outros, dependendo da causa.