Adolescentes têm duas principais motivações para usarem maconha, diz estudo

23/12/2023 às 06:002 min de leitura

Uma nova pesquisa entrevistou adolescentes durante um período de seis meses para entender melhor seus motivos para usar cannabis. Os investigadores descobriram que os jovens que têm maior "procura" de maconha são propensos a utilizá-la por prazer. Isso significa que estão dispostos a consumi-la mais quando esta é gratuita e até mesmo gastar mais para obtê-la. 

O estudo também apontou que o uso de maconha para recreação esteve associado ao maior uso e a experiências com consequências negativas. Adolescentes com maior procura pela erva também eram propensos a utilizá-la para "lidar" com situações negativas. Os sintomas mais comuns entre esses usuários foram dificuldade para lembrar das coisas, dificuldade de concentração e agir de maneira tola.

Abuso de drogas

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Nos Estados Unidos, a maconha é a droga ilegal mais usada em território nacional — um cenário semelhante ao do Brasil. Em novembro de 2023, 24 estados norte-americanos legalizaram a cannabis para uso medicinal e recreativo. No nível federal, a substância continua sendo um produto enquadrado sob a Lei de Substâncias Controladas.

“Entender por que os adolescentes usam maconha é importante para prevenção e intervenção”, destacou a professora assistente do departamento de psiquiatria da Universidade da Califórnia e autora do estudo, Nicole Schultz, em comunicado oficial. Segundo a pesquisadora, é sabido que o início precoce do consumo de maconha está associado à probabilidade do desenvolvimento de uma dependência química.

Para isso, é necessário compreender quais variáveis contribuem para a sua utilização, de forma que seja possível desenvolver estratégias eficazes para intervir precocemente, destacou a investigadora. A cannabis é de longe a substância psicoativa mais utilizada entre os adolescentes. Em 2022, 30,7% dos alunos do Ensino Médio norte-americano relataram terem consumido a erva no ano anterior e 6,3% relataram ter feito o uso da substância diariamente nos últimos 30 dias.

Propensão ao uso de cannabis

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Para a realização do estudo, os pesquisadores usaram a análise de mediação para focar em dois motivos: prazer e enfrentamento. Eles destacaram como esses dois motivos explicam a relação entre a procura de maconha e os resultados relacionados com a cannabis, que incluíam consumo e consequências negativas.

Os participantes do estudo tinham entre 15 e 18 anos, sendo acompanhados por seis meses. Segundo o estudo, a maior procura pela substância estava significativamente associada ao consumo por prazer. “Essa descoberta faz sentido porque o uso para diversão normalmente está relacionado à iniciação do uso versus uso problemático. E dada a idade dos participantes deste estudo, eles podem ter um breve histórico de uso”, disse Schultz.

Em geral, participantes que usaram cannabis para lidar com problemas ou para se divertir relataram ter sofrido consequências negativas do uso da substância. Isso incluía sentir maior ansiedade, tomar decisões das quais mais tarde se arrependeria e ter problemas na escola ou no trabalho. De acordo com os envolvidos na pesquisa, o estudo sugere que encorajar atividades que ajudem esses jovens a lidar com sentimentos negativos pode ajudá-los a diminuir o consumo da maconha e, consequentemente, experimentar menos sintomas negativos. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: