Seja o primeiro a compartilhar

Por que algumas pessoas acordam de madrugada todas as noites?

Já aconteceu de você ter fases em que parece ficar acordando geralmente por volta das 3 ou 4 horas da manhã? Esse é um "pesadelo" constante para muitas pessoas que normalmente apresentam dificuldade de retomar o sono, mesmo que tenham despertado muito antes do horário que realmente deveriam estar de pé.

Inclusive, estudos mostram que esse despertar repentino é algo compreensível e muito humano, mas nem de perto um bom hábito para se adquirir. Então, o que está por trás dessa movimentação na madrugada? Estatísticas mostram que uma a cada três pessoas relatam sofrer desse fenômeno — número que provavelmente piorou desde o início da pandemia de covid-19.

Estresse e sono

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Segundo especialistas em sono, o despertar precoce costuma estar relacionado ao estresse — mas não diretamente. Estar estressado não nos faz acordar mais durante a noite, porém nos torna mais conscientes do que está acontecendo. “Na verdade, acordamos muitas vezes todas as noites, e o sono leve é mais comum na segunda metade da noite”, escreveu o diretor do Centro de Saúde Mental da Universidade de Tecnologia de Swinburne, na Austrália, Greg Murray, em um artigo para o The Conversation

De acordo com Murray, quando o sono está indo bem para nós, os seres humanos simplesmente não têm consciência desses despertares. Contudo, basta adicionar um pouco de estresse para que esses mesmos indivíduos atinjam um estado totalmente autoconsciente dos seus arredores. Além do estresse, existem diversos outros fatores que também prejudicam essa relação, como horários erráticos e até mesmo a falta de ar fresco no cômodo.

Na visão dos especialistas, pessoas que acordam na mesma hora todos os dias e só vão deitar na cama quando realmente sentem sono tendem a se sair melhor. Por fim, a prática de exercícios e a exposição à luz forte pela manhã tendem a facilitar a qualidade do descanso durante as noites.

Cronograma do sono

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Embora a maioria de nós pense nos ciclos de sono como um padrão repetitivo, na realidade nós passamos diferentes períodos em cada estágio do descanso à medida que a noite avança. Crucialmente, ao passo que a manhã se aproxima, a quantidade de tempo que passamos no sono REM aumenta. Isso quer dizer que passamos cada vez mais tempo num sono leve e cheio de sonhos.

“Há cerca de cem anos, os cientistas suspeitam que tarefas inacabadas permanecem em um nível elevado de ativação no cérebro até que possam ser concluídas”, destaca Murray. Felizmente, existe uma solução para esse problema iminente: mantenha sempre uma lista de tarefas pendentes. Se tivermos organizados em nossas mentes tudo que precisamos fazer no dia seguinte, a chance de nos sentirmos ansiosos em relação ao que é incerto diminuem. 

Se isso não funcionar, a melhor saída provavelmente é consultar um especialista de sono. Depois de três meses, qualquer problema para dormir pode se tornar habitual e um pesadelo diário para sua vida. Sendo assim, você pode até se livrar do estresse que estava te incomodando, mas seu corpo já se adaptou ao padrão maléfico criado anteriormente. 

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.